Maioria dos americanos considera que Snowden deve ser punido

Por Gazeta News

nsa-whistleblower-revealed-edward-snowden-says-he-is-the-leaker

A maioria dos americanos considera que o ex-consultor de inteligência Edward Snowden, que revelou um vasto programa de vigilância online dos Estados Unidos, deve ser processado, segundo uma pesquisa divulgada no dia 18.

A sondagem do jornal USA Today e do Centro de Pesquisas Pew, realizada do dia 12 ao dia 16, mostra que 54% dos americanos são favoráveis ao processo contra Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA). Para 38% dos entrevistados, Snowden não deve ser processado.

A pesquisa também mostrou que uma maioria similar, de 41 a 53%, concorda com os funcionários do governo que afirmaram que os programas de vigilância, que implicam controle de correios eletrônicos, mensagens na web e ligações telefônicas, ajudaram a prevenir ataques terroristas. Mas os entrevistados se mostraram divididos sobre os programas: 48% aprovaram e 47% criticaram. A pesquisa telefônica ouviu 1.512 adultos e tem margem de erro de 2,9%.

O presidente Barack Obama defendeu os programas de vigilância secretos dos Estados Unidos em uma entrevista exibida no dia 17 e rejeitou as comparações com o antecessor, George W. Bush. Entenda o caso O ex-técnico de inteligência do National Security Agency (NSA) Edward Snowden, de 29 anos, trabalhava para uma empresa terceirizada, a Booz Allen Hamilton, para ajudar a manter a rede secreta de computadores da NSA no Havaí. Ele viajou para Hong Kong, onde se encontra no momento, e fez revelações, no dia 6, sobre programas secretos de espionagem eletrônica, feitos pelo governo americano. Em entrevista ao jornal “The Guardian”, Snowden demonstrou que a agência reúne informações telefônicas de milhões de cidadãos americanos e recolhe grandes quantidades de dados sobre o tráfego privado na internet pelo mundo.