Maioria dos brasileiros detidos no exterior está em prisões americanas
O país com mais brasileiros presos é os Estados Unidos, que concentram 726 presos - 22% do total de detidos. Japão (407) e Portugal (329) aparecem em segundo e terceiro lugares. Em seguida estão Paraguai (314), Espanha (246), Itália (190), Bolívia (127), França (120), Guiana Francesa (108) e Argentina (84).
A causa para as detenções de brasileiros em cada país são diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, tráfico e porte de drogas não respondem pela maior parte das prisões (são apenas 2%, contra 30% dos casos em geral). Por aqui, as irregularidades em relação à imigração e delitos distintos, como violência doméstica, atentado ao pudor e homicídio, têm mais peso.
Já no Japão, o cenário é único, de acordo com o Itamaraty. Muitos brasileiros chegam ao país para trabalhar como operários, e são os filhos que cometem crimes.Em Portugal, as drogas são o problema. Nos países vizinhos ao Brasil, é comum que os brasileiros respondam por crime tanto neles quanto no Brasil. Por isso, muitas vezes recusam ajuda oficial por parte do Itamaraty.
Estima-se que, no total, 2,5 milhões de brasileiros vivam no exterior.
As informações são da revista “Exame”.
