Maioria na Flórida é contra propostas de Trump para substituir Obamacare

Por Gazeta News

177_oi_timda_300dcor

Por Débora Maia*

A maioria dos moradores da Flórida (73% dos entrevistados) não quer a extinção do Affordable Care Act, conhecido como Obamacare, ou defendea sua ampliação. É o que mostrou uma pesquisa da Florida Atlantic University, divulgada semana passada. A pesquisa foi conduzida com base na promessa feita durante a campanha eleitoral de Trump de reformar o sistema de saúdo dos Estados Unidos.

"Nossa maravilhosa nova lei já está pronta para ser revisada e negociada. O 'obamacare' é um desastre completo e total !", escreveu Donald Trump no Twitter.

A parte mais rejeitada do plano republicano, que está sendo chamado pelos críticos de Trumpcare, é a que altera a categoria "Premium", voltada às pessoas com mais idade. A medida foi recusada por 74% dos residentes do estado entrevistados. Se for confirmado, o novo plano pode aumentar de 3 para 5 vezes os preços dos seguros para os beneficiários do Obamacare que tem mais de 50 anos de idade, em relação ao valor pago pelo mais jovens.

Os floridianos também foram contra a ideia de reduzir o financiamento federal para o programa Medicaid, que cobre despesas de saúde para os mais pobres. Além disso, discordaram da proposta de cancelar o imposto de 3,8% sobre a renda do investimento que ajuda a financiar o Obamacare.

A pesquisa também apontou que 64% dos moradores da Flórida acham que o governo deve ser responsável por garantir que todos os cidadãos americanos tenham planos de saúde. Outros 19% não pensam dessa forma, e 17% não souberem opinar.

Segundo a diretora da Iniciativa de Pesquisas Empresariais e Econômicas da Florida Atlantic University, Monica Escaleras, o resultado da pesquisa mostra como as propostas de Trump são percebidas pelos cidadãos da Flórida. "É evidente que as pessoas daqui se opõem às novas propostas de saúde", disse Monica. "Essas propostas são percebidas como prejudiciais aos que possuem mais baixa renda e às pessoas mais velhas", completou.

O projeto de reforma definitivo do sistema de saúde americano ainda está sendo elaborada pelo atual governo. A expectativa é que as novas medidas sejam anunciadas em breve.A pesquisacompleta, que ouviu 500 pessoas entre os dias de 10 a 13 de março, pode ser acessada no site www.business.fau.edu/bepi.

*Com informações da Florida Atlantic University.