Mais de 340 pessoas morrem em terremoto no Irã e Iraque

Por Gazeta News

Das várias províncias do Irã, a mais atingida foi Kermanshah que anunciou três dias de luto. Além de Kermanshah, as populações de Ghasr Shirin, Sarpul e Azgale foram as mais afetadas. Mais de 90 das vítimas estavam na cidade de Sarpol-e Zahab, em Kermanshah, a cerca de 15 km da fronteira. O principal hospital da cidade também foi atingido.

Várias cidades iranianas e iraquianas estão sem energia elétrica e milhares de pessoas foram para ruas e parques em ambos os países, mesmo com o clima frio, pelo medo de novos tremores.

O Vermelho Crescente, representante da Cruz Vermelha no Irã, diz que mais de 70 mil pessoas precisam de acomodações de emergência. O governo da região autônoma do Curdistão, no Iraque, informou que há quatro mortos e mais de 500 feridos na província de Suleimaniya.

O Irã fica situado em uma região com diversas falhas geológicas grandes e é um dos países mais ativos do mundo sismicamente. Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 destruiu a cidade histórica de Bam, no sudeste do país, matando cerca de 26 mil pessoas.

Com informações da Reuters.