Mais de 450 imigrantes criminosos são detidos em operação do ICE

Por Gazeta News

ice ero agency
[caption id="attachment_153800" align="alignleft" width="391"] A operação foi focada em impedir que imigrantes criminosos voltem para as ruas. Imagem: ICE ERO.[/caption]

Em operação especial de quatro dias, o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) junto com o Enforcement and Removal Operations (ERO) prenderam 498 imigrantes de 42 países por violações federais da imigração em várias cidades dos EUA.

A operação batizada de 'Cidade Segura' terminou na última quarta-feira, 27, e foi focada em prisões de cidades e regiões onde os agentes do ICE têm acesso negado para entrevistar crimonosos ou jurisdições suspeitas de não honrarem o compromisso com as agências de imigração.

Foram realizadas prisões em Baltimore (28), Cook County, Illinois (30), Denver (63), Los Angeles (101), Nova York (45), Filadélfia (107), Portland, Ore. (33), Condado de Santa Clara, Califórnia (27); e Washington, D.C. (14) e o estado de Massachusetts (50).

De acordo com comunicação oficial do ICEERO, a operação priorizou imigrantes com históricos criminais, com acusações criminais pendentes, membros conhecidos de gangues, fugitivos de imigração e aqueles que voltaram a entrar nos EUA após a deportação. Indivíduos com DACA ativos não foram alvo de prisão.

Dos 498 indivíduos detidos durante a operação por violações de imigração:

317 tiveram condenações criminais;

68 são fugitivos de imigração;

104 são estrangeiros criminosos deportados; e

18 são membros de gangue ou afiliados.

Deportação

As penalidades variam entre deportação imediata, processos judiciais federais por entrada e reentrada ilegal após remoção ou processo ??administrativo para remoção. Os restantes estão sob custódia do ICE e aguardam audiência perante um juiz de imigração ou aguardam a viagem de deportação.

"As jurisdições das ‘cidades-santuário’ que não honram o trabalho dos agentes ou não lhes permite o acesso às prisões estão protegendo os estrangeiros criminosos da aplicação da imigração e criando um ímã para imigrantes ilegais”, disse o Diretor do ICE, Tom Homan.

Ainda segundo o diretor, o objetivo do ICE é "construir relacionamentos cooperativos e respeitosos com nossos parceiros de aplicação da lei para ajudar a evitar que os imigrantes criminosos sejam liberados nas ruas. As políticas de não colaboração prejudicam severamente esse esforço em detrimento da segurança pública ", ressaltou.