Mais de 500 mil migrantes chegaram às fronteiras da União Europeia em 2015

Por Gazeta News

Mais de 500 mil migrantes chegaram às fronteiras externas da União Europeia (UE) entre janeiro e agosto de 2015, contra 280 mil em todo o ano de 2014. A informação foi divulgada pela Frontex, agência europeia de controle das fronteiras.

Apenas no mês de agosto, 156 mil migrantes entraram na UE, diz a agência. A chegada de tantos migrantes e refugiados aos países europeus gerou uma crise no bloco, com alguns Estados sendo mais requisitados que os outros e a necessidade de distribuição das pessoas.

No dia 14, ministros do Interior da UE chegaram a um acordo inicial para compartilhar 120 mil pessoas que buscaram asilo, além de 40 mil distribuídas em uma base voluntária até o momento. Mas detalhes do acordo, que será formalizado em 8 de outubro, foram vagos, e diversos países ex-comunistas da parte central da Europa ainda rejeitam as cotas obrigatórias.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou estar “profundamente desapontada” com a falha da UE em chegar a um consenso sobre o plano de compartilhamento na relocação dos refugiados.