Mais de 70% votaram no Iraque, dizem autoridades do país

Por Gazeta Admininstrator

Autoridades eleitorais divulgaram nesta sexta-feira a estimativa de que mais de 70% dos eleitores podem ter comparecido às eleições de quinta-feira no país.
O porta-voz da comissão eleitoral, Farid Ayar, disse que os primeiros dados mostram que entre 10 e 11 milhões de iraquianos teriam ido às urnas.

A apuração dos votos já começou, mas os resultados só devem ser divulgados dentro de, pelo menos, duas semanas.

Também nesta sexta-feira, um grupo de observadores internacionais disse que as eleições foram realizadas de acordo com parâmetros internacionais, apesar de alguma preocupação a respeito de temas técnicos e processuais.

Elogios

A Missão Internacional para as Eleições no Iraque (MIEI) disse que as autoridades eleitorais do país merecem elogios pela forma “como desempenharam seu papel nas difíceis circunstâncias que prevalecem no Iraque”.

“A MIEI observa que realizar três eventos eleitorais em um ano é um desafio até para democracias bem estabelecidas”, afirmou em um comunicado a entidade, que é composta por uma série de órgãos de monitoramento eleitoral independentes.

O grupo diz que a autoridade eleitoral iraquiana “fez preparativos detalhados para a eleição, conduziu um programa de educação dos eleitores bem planejado, coordenado e diversificado e, em geral, reagiu prontamente aos problemas na medida em que eles foram aparecendo”.

Líderes americanos e iraquianos também elogiaram a forma como a votação se sucedeu.

Bush

O presidente americano, George W. Bush, considerou o pleito "histórico".

"Até onde eu sei, foi um evento feliz", disse ele.

"Temos certeza de que o comparecimento foi alto, e a violência, pouca."

O primeiro-ministro interino do Iraque, Ibrahim Al-Jaafari, disse esperar que o novo governo seja apontado em breve e que os partidos políticos não hesitem em fazê-lo, como ocorreu no início do ano.

Ele disse que a constituição permanente do país oferece a base para uma política construtiva e que a luta contra a insurgência estava sendo ganha.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, disse que o processo estava correndo bem "até agora" e pediu para que os iraquianos aceitem os resultados.

Esta foi a primeira votação para escolha do governo permanente do país desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

Durante o dia, as autoridades eleitorais estenderam o tempo da votação em uma hora em algumas áreas devido ao alto número de eleitores.

Árabes sunitas, que boicotaram a última eleição em janeiro, aparentemente tiveram grande participação nesta quinta-feira, mesmo nas áreas onde haveria maior presença dos insurgentes.

Apesar das medidas de segurança aplicadas durante a votação, vários incidentes foram registrados, mas a votação não foi interrompida.