Mais de 700 mil pessoas ficaram nos EUA após prazo legal, diz DHS

Por Gazeta News

[caption id="attachment_140381" align="alignleft" width="323"] Imagem: Department of Homeland Security.[/caption]

Mais de meio milhão de estrangeiros permaneceram nos Estados Unidos após o tempo de permanência legal durante o último ano fiscal, de acordo com um novo relatório divulgado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) na segunda-feira, 22.

Dos mais de 50 milhões de estrangeiros que entraram nos EUA em janeiro de 2016, 1,47% - ou 739,478 pessoas - permaneceram no país após a duração do seu visto. O número total inclui aqueles que ficaram apenas um dia a mais do tempo permitido, bem como pessoas que não têm a intenção de deixar os EUA.

Este é o segundo ano em que o DHS lançou formalmente os números. Do número total de “overstays” no ano passado, 628.799 pessoas ou 1,25% não tinha nenhum registro de partida, no final do ano fiscal (setembro de 2016), de acordo com DHS. No entanto, devido a contínuas partidas e mudanças no estatuto de imigração, esse número diminuiu ao longo do tempo. Até 10 de janeiro, o número oficial de pessoas que ultrapassaram os vistos no ano fiscal de 2016 caiu para 544.676.

O relatório representa cerca de 96% de todas as pessoas que entram nos EUA com um visto temporário, incluindo trabalhadores temporários, estudantes, visitantes de intercâmbio, viagens pessoais e viagens de negócios - um grupo maior do que o relatório de 2015 . As únicas exceções em 2016 foram as tripulações de companhias aéreas e passageiros em trânsito.

Para determinar se alguém ultrapassou um visto, o DHS precisa levar em consideração se foi solicitada um benefício de imigração mais permanente ou legalmente para estenderam sua estadia nos EUA.

Há atualmente um programa piloto no aeroporto de Atlanta que usa o reconhecimento facial para checar as pessoas com suas fotos quando estas deixam o país.

O DHS conduz o processo de identificação examinando as informações sobre o estado de chegada, partida e imigração, que são consolidadas para gerar um quadro completo da viagem de um indivíduo aos Estados Unidos.