Mais de 8 mil imigrantes são resgatados no Mediterrâneo

Por Gazeta News

Resgate imigrantes mediterraneo DARRIN ZAMMIT LUPI REUTERS
[caption id="attachment_142304" align="alignleft" width="341"] Foto: Darrin Zammit Lupi / Reuters.[/caption]

Cerca de 8.300 imigrantes foram resgatados de barcos de contrabandistas não-marítimos durante o fim de semana da Páscoa no Mediterrâneo.

Uma porta-voz da agência de refugiados das Nações Unidas, Carlotta Sami, informou por meio do twitter na segunda-feira, 17, que "os socorristas trabalharam incessantemente" no último final de semana para salvá-los. Oito migrantes morreram, incluindo uma mulher grávida.

Os contrabandistas aproveitam os mares calmos para lançar muitos barcos. Os resgatados, muitos de países da África Subsaariana, foram transferidos para navios que navegavam para o sul da Itália.

A maioria dos migrantes espera obter asilo, mas aqueles que migram por motivos estritamente econômicos provavelmente não serão concedidos.

Mais de 1.400 dos resgatados foram salvos pela agência de fronteira e guarda costeira europeia Frontex, que esteve envolvida em 13 operações de busca e resgate durante o fim de semana da Páscoa.

Organizações humanitárias privadas também estiveram envolvidas em muitas das operações de resgate coordenadas pela guarda costeira da Itália.

De acordo com a Organização Internacional para a Migração, quase 32 mil imigrantes chegaram à Europa pelo mar até o momento neste ano. Mais de 650 morreram ou estão desaparecidos.

Com informações da Associated Press.