Mais pessoas morrem por infarto no horário de verão, aponta pesquisa de professor brasileiro

Por Gazeta News

horario-de-verao-Foto-Loius-du-Mont-Flickr-300x156
[caption id="attachment_95950" align="alignleft" width="300"] A desregulação do relógio biológico, causado pelo horário de verão, aumenta as chances de infarto. Foto Loius du Mont - Flickr[/caption]

Um trabalho científico do professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Weily Toro Machado, aponta que durante o horário de verão são registradas mais mortes por infarto. O aumento, segundo o estudo, seria de até 8,5%.

A pesquisa aponta que a alteração no relógio biológico provocada pela privação de sono, causada pelo horário de verão, afeta, principalmente, pessoas acima de 60 anos. “Esse percentual representa 197 mortes nos primeiros sete dias do horário de verão nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste”, afirma Machado.

Segudo o professor, o estudo foi baseado em outras pesquisas que já enfatizavam que a perda de sono provocada pelo horário de verão pode causar uma desregulação no relógio biológico, levando à morte por infarto.

Para fazer a pesquisa, o professor analisou os registros dos casos de infarto a partir dos dias pré-horário de verão e pós-adoção do programa, no período de 2008 a 2012. Aproximadamente 400 mil registros de mortes por infarto foram pesquisados.