Mais segurança aérea

Por Daniel Galvão

Investigadores encontraram vestígios de explosivos na fuselagem e nas malas.Foto: STR/Agência Lusa
[caption id="attachment_98225" align="alignleft" width="300"] Foto: Reuters Mohamed Abd El Ghany[/caption]

Esta semana, especialistas russos admitiram, pela primeira vez, que a queda do avião no Egito que matou 224 pessoas na semana passada, pode ter sido resultado de um atentado terrorista. Caso comprovada a suspeita, os esquemas de segurança de muitos aeroportos serão revistos.

De acordo com informações da imprensa internacional, as medidas de segurança serão reforçadas, principalmente, em áreas onde o autodenominado Estado Islâmico (EI) é ativo. O Airbus 321 caiu no dia 31 de outubro, logo após decolar de Sharm El-Sheik em direção a São Petersburgo, na Rússia.

Bloqueio ao pacote Em novembro do ano passado, Barack Obama anunciou um conjunto de decretos que permitia a imigrantes ilegais - cujos filhos já regularizaram sua situação nos Estados Unidos - serem beneficiados pela mesma legislação. Na prática, a medida retiraria da ilegalidade quase cinco milhões de pessoas.

No entanto, no início desta semana, uma corte federal de apelações decidiu manter o bloqueio ao pacote de decretos. Não dá para dizer que é o fim da linha, mas enquanto o impasse não se resolve, a deportação de imigrantes que tem filhos em situação legal deve continuar!

Reflexos da crise A crise econômica no Brasil - acentuada ao longo de 2015 - está começando a gerar reflexos... nos EUA! Isso porque a onda de brasileiros investindo no setor imobiliário americano, sobretudo na Flórida, está desacelerando. Para tentar garantir fôlego mais longo ao mercado e mostrar os benefícios de investir nos Estados Unidos, muitos brokers estão viajando cada vez mais ao Brasil para apresentar as novidades do setor e dissipar o medo. Empreendedores Pesquisa feita com 9 mil entrevistados realizada pela Endeavor e pelo instituto britânico de pesquisas META apontou que nas atitudes consideradas importantes para empreender, o forte dos brasileiros em comparação a outros países são criatividade e visão. Contudo, a maior pontuação dos brasileiros, de acordo com o levantamento, é em “sonho grande”, ainda que seja um pouco menor que a média mundial.

Rapidinhas • Obama irá a Paris no fim deste mês. O presidente americano espera alcançar um apoio global para um acordo que limite as emissões de carbono.

• Mas, com um Congresso que não reconhece a ameaça que as mudanças climáticas trazem, ele precisa de apoio em casa para que um acordo passe. • Aliás, Obama finalmente se juntou aos mais de um bilhão de outros usuários do Facebook. Ele criou uma conta no site de relacionamentos esta semana. A Casa Branca publicou um vídeo no qual Obama aparece caminhando no Gramado Sul da sede da Presidência americana. Bola dentro O golaço marcado por Neymar esta semana em jogo do Barcelona. Bola Fora Os escândalos de corrupção que se multiplicam no Brasil.