Mais um record de foreclosures em novos financiamentos
O número de proprietários de imóveis recebendo avisos de retomada de imóveis atingiu número record nesta primavera, como conseqüência dos problemas surgidos no mercado subprime (de tomadores de empréstimo com baixo ou nenhum crédito).
A Mortgage Bankers Association (MBA) informou na quinta-feira(6) que o número de proprietários de imóveis que iniciaram processo de foreclosure, entre abril e junho, atingiu 0,65% do total, marcando o terceiro trimestre consecutivo de alta record.
O índice de inadimplência, que engloba aqueles que estão em atraso com seus pagamentos mas ainda não entraram em processo de foreclosure, também subiu sensivelmente durante a primavera, atingindo 5,12% de todos os financiamentos.
Doug Duncan, economista chefe da MBA disse que tal performance de mercado deve-se a dois fatores principais: a massiva perda de postos de trabalho em Ohio, Michigan e Indiana e o colapso do mercado imobiliário na Califórnia, Flórida, Nevada e Arizona.
De acordo com analistas, o problema nos mercados da Califórnia, Flórida, Nevada e Arizona refletem, em parte, a fuga de especuladores de contratos de financiamento aos quais não têm condições de pagar.
Durante cinco anos, os preços nestas regiões cresceram significativamente, criando o que muitos analistas chamam de bolha especulativa, na qual os investidores compravam e vendiam rapidamente, alcançando lucros fáceis.
Agora, com a queda dos preços, muitos especuladores estão optando por simplesmente não pagar seus financiamentos. Outro problema preocupante é que um número estimado de 2 milhões de contratos de financiamento com taxa de juros reajustável têm previsão de reajuste elevado este ano o que, em alguns casos, fará com que as prestações dobrem ou tripliquem, um problema particularmente grave no mercado subprime.
