Mais uma vez, Strikers perde a confiança dos fãs

Por Pedro Heizer

Gunter Kronsteiner 2

Você se lembra do Fort Lauderdale Strikers? Sim, a equipe para a qual Léo Moura veio jogar por cerca de quatro meses, antes de desistir do clube e partir para a Índia. Essa mesma equipe continua a ser motivo de riso em uma liga já risível.

Na temporada passada, o Strikers fez o impossível e chegou a NASL Championship Game contra os San Antonio Scorpions. O clube de Fort Lauderdale perdeu aquele jogo, mas o que foi feito pelo treinador Gunther Kronsteiner foi surpreendente. Kronsteiner levou uma equipe de desconhecidos, com a menor folha de pagamento da NASL e nenhum grande apoio, e a fez a queridinha da NASL.

Claro, o Strikers perdeu o campeonato, mas o que Kronsteiner tinha feito era uma das coisas mais notáveis na história recente da NASL.

Como o clube retribuiu? Bem, em qualquer clube “normal” ao redor do mundo, seria dado ao treinador um aumento de salário e se tentaria, tanto quanto possível, manter a mesma equipe. Pena que o Striker não é assim. Quando tudo foi dito e feito, o clube se livrou de toda a equipe. Claro que trouxeram Ronaldo, mas o que ele realmente fez?

O clube trouxe um treinador que estava treinando uma equipe de jovens em Weston, e trouxe um dos rostos mais conhecidos do Flamengo, Léo Moura, mas nem isso foi o suficiente para ajudar a equipe.

Três meses e o Strikers está em crise. Léo Moura deixou o clube e e voltou ao Brasil, para depois, em seguida, ir para a Índia. O Strikers demitiu sua comissão técnica após os fãs vaiarem o time em jogo final da temporada de primavera e o clube está mais uma vez no limbo, sem direção.

Então, o impensável aconteceu. O Strikers chamou Krosnteiner, o mesmo treinador que eles desrespeitosamente mostraram a porta da rua alguns meses antes.

Krsonteiner aceitou o chamado e foi anunciado que ele iria voltar como treinador para a 2015 Fall Season, com a difícil tarefa de levar uma equipe que terminou em oitavo lugar, com apenas 11 pontos em 10 jogos, a ser um dos quatro melhores times da liga e chegar aos playoffs.

Com apenas alguns ex-jogadores que jogaram sob sua liderança no ano anterior, Kronsteiner começou a difícil tarefa de colocar a equipe na linha novamente.

Para surpresa de todos, incluindo a minha, Kronsteiner foi capaz de levar os Strikers a 41 pontos na classificação geral, o que foi bom o suficiente para ficar em quarto lugar no campeonato e conquistar uma vaga nas semifinais da NASL contra o New York Cosmos.

Infelizmente, o Striker foi incapaz de derrotar o Cosmos. E, na semana seguinte, o time de Fort Lauderdale anunciou a saída de Kronsteiner. Sério?

O que esse cara tem que fazer para provar que ele é o melhor treinador da liga? Ele ganhou o campeonato? Não. Mas um treinador vale muito mais do que um campeonato. Ele entendeu o mercado de Fort Lauderdale e deu ao time uma segunda chance, mas o clube desperdiçou sua chance e, mais uma vez, mostrou seu verdadeiro caráter.

Ao deixar ir embora o técnico que não só o melhor desde 2010, mas também o treinador mais amado pelos fãs, o Strikers está, mais uma vez, em uma encruzilhada muito complicada para reconquistar a confiança dos fãs.