Maltrato de animais

Por Fernando Rebouças

O tema referente a maltrato de animais nem sempre é abordado na escola e nas universidades com o devido compromisso de conscientização de crianças, jovens e futuros profissionais. No contexto da educação ambiental e na formação de profissionais e cientistas, o respeito aos seres vivos deve estar presente nos projetos de conservação do meio ambiente, na elaboração de planos de negócio e na percepção de direitos e deveres do cidadão.

Podemos conceituar os maltrato de animais como um conjunto de hábitos, atos e procedimentos violentos que atingem e comprometem  as estruturas físicas, biológicas e comportamentais do animal. Por exemplo, colocar uma ave numa gaiola pequena é considerado um ato de violência.

Portanto, maltratar não é somente deixar um leão com fome na jaula ou cortar partes do corpo de um elefante ainda vivo, é qualquer e todo ato que incomode e cause dor no ser vivo. Manter uma nutrição insuficiente para um animal doméstico ou silvestre também é um ato de maltrato.

Independente dos exemplos, o tema deve ser lecionado em diferentes níveis de linguagem considerando a faixa etária dos alunos. Por exemplo, alunos do ensino básico e fundamental não devem assistir cenas muito violentas contra animais, por considerando o tempo de formação do senso crítico dos estudantes mais jovens.

Artigo publicado originalmente em: http://educacao.oiarte.com/2015/11/28/maltrato-de-animais/