Manifestantes soltam balões em frente ao STF pela ‘confiança na Justiça’

Por Gazeta News

manifestacao

No dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, manifestantes aproveitaram para soltar 700 balões nas cores verde e amarela, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O objetivo não foi mostrar indignação, e sim otimismo com a Justiça brasileira. As informações são do jornal “O Globo”.

De acordo com os organizadores do evento, que afirmam não serem ligados a grupos políticos, o intuito foi mostrar que o julgamento do mensalão, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), renovou a confiança do povo na Justiça brasileira. Os manifestantes também portavam uma faixa com os dizeres “O Brasil mudou. A pizzaria fechou”.

Para o bancário e médico veterinário, Rodrigo Montezuma, o julgamento é um marco na história do país, o que deve motivar os políticos a repensarem sua forma de agir. “Esse momento é um marco na história do país, da credibilidade das instituições e mostra que os crimes contra as instituições públicas não serão impunes. Os políticos têm de repensar sua forma de atuar, parar com o fisiologismo e parar de pensar apenas no seu umbigo”.

Montezuma reforça que a manifestação não é uma comemoração pela condenação de políticos pelo Supremo, mas sim pela “confiança na Justiça”.

“Não ficamos felizes com a punição das pessoas, que caminha para penas de privação da liberdade. Mas a gente está feliz em ver que é preciso ter zelo pelas instituições públicas. Se o Supremo está punindo, quando as demais instâncias da Justiça receberem casos do tipo, teremos punições. A impunidade não pode ser regra, e sim exceção. Esse parece ser um momento de mudança nos paradigmas da gestão pública”, disse ao jornal “O Globo”.