Mansão à venda - Linha Direta

Por Cleida Cruz

Celine Dion_Jupiter Island_Close-Up

Interessados em comprar uma mansão de aproximadamente $90 milhões de dólares podem mandar suas ofertas para a cantora Celine Dion. Ela colocou sua casa de Jupiter Osland, aqui na Flórida, à venda. A residência de 13 cômodos fica de frente para o mar e possui como vizinhos o ex-astro do basquete norte-americano, Michael Jordan, e o roqueiro Kid Rock. Com 10 mil m², 5 quartos, 5 suítes, sala de estar formal, varanda, sala de multimídia, elevador e ala de hóspedes, a mansão foi anunciada em uma imobiliária local.

Reformas Os novos proprietários de dois marcos decadentes em Fort Lauderdale, à beira-mar - incluindo um bar uma vez famoso por suas festas de Spring Break – devem reabrir até outubro as instalações totalmente reformadas. Até mesmo os nomes vão mudar. O Shooters Waterfront Café não terá mais Café no nome. E o vizinho Bootlegger vai passar a se chamar Events by Grateful Palate, destinado a eventos privados. As duas propriedades foram compradas em julho, por William McIntyre, por $ 7 milhões. Os antigos donos entraram em bancarrota em março de 2012.

Apoio Mais de 400 pessoas aplicaram para concorrer a uma das 130 vagas oferecidas no Startup Quest, um programa do condado de Broward dirigido a pequenos empresários. Ele é destinado para desempregados que têm faculdade ou são veteranos. A ideia é preparar essas pessoas a criarem os seus próprios empregos, ou seja, ajudá-los a abrir os seus próprios negócios para, assim, poderem melhorar as suas condições financeiras e terem mais estabilidade de trabalho. O treinamento começa em setembro.

Cortando custos Na Europa, bancos estão tentando encontrar maneiras de cortar custos sem abandonar seus clientes. Eles fecharam cerca de 20 mil agências entre 2008 e 2012, segundo o Banco Central Europeu. A tendência reflete os cortes de custos dos bancos e a migração dos clientes para as operações on-line. O mesmo acontece aqui nos Estados Unidos, onde o número de agências vem caindo desde a crise financeira e bancos como Wells Fargo estão optando por agências menores para economizar.

Aumento dos imóveis Um relatório liberado pela Associação dos Corretores de Imóveis revela que o preço das casas em Broward subiu, em média, 28% em julho, passando para $275 mil dólares. Havia 1.475 casas à venda, um total de 13% a mais do que em julho do ano passado. Já em nível de estado, os preços subiram 19% em julho, sendo o valor médio $177.500 dólares.

Juros em alta Enquanto o preço dos imóveis continua subindo, na mesma direção começam a seguir as taxas de juros. Houve uma alta de quase um ponto em média para financiamentos de 30 anos fixos, chegando a 4,58% essa semana. Na semana passada, esse mesmo juro estava em 4,4%. Há um ano, estava em 3,66%. Já para quem busca financiamento de 15 anos ainda acha juro de 3,6%. A um ano atrás, na mesma época estava em 2,89% em média.

Modernidade Quem não quer se adaptar à modernidade vai ter que pagar mais para ser abastecido com energia elétrica em casa. A Florida Power & Light Co. (FPL) está pedindo para os reguladores do setor que aprovem a cobrança de uma taxa extra dos consumidores que não querem trocar seus velhos medidores de consumo pelos modernos digitais “smart-meters”. A FPL quer cobrar $105 uma vez por ano desses clientes “teimosos” e outros $16 por mês. A tarifa mensal seria para pagar alguém para passar nas casas ou empresas e fazer a medição manual dos velhos equipamentos.

A propósito Mais de 4,5 milhões de residências na Flórida já têm o novo medidor inteligente de energia elétrica. Mas outras 24 mil casas ainda mantêm o sistema antigo, com seus donos alegando problemas de privacidade ou de saúde. A expectativa da FPL é que cerca de 12 mil clientes vão acabar tendo que pagar essas tarifas caso a nova regra seja aprovada.