Mapa revela indústria multimilionária de imigração nos EUA

Por Gazeta News

mapa interativo
Um site interativo que investiga o aumento do investimento em detenção, fiscalização e deportação de famílias imigrantes nos EUA foi divulgado por um grupo de pesquisadores e acadêmicos esta semana. O estudo registra contratos financeiros que o governo dos EUA tem com empresas para fornecer bens e serviços necessários para a detenção, vigilância e deportação de imigrantes. Isso inclui tudo, desde suprimentos e serviços de TI para escritórios do Immigration and Customs Enforcement (ICE), produtos de higiene pessoal para detentos e até munição e acessórios. O site foi co-construído pela Professora Associada Rachel Hendery, do Grupo de Pesquisa de Humanidades Digitais da Western Sydney University. Ela contribuiu para o trabalho de programação, design e análise da plataforma. A exploração interativa de dados revela que os valores dos contratos do governo do ICE aumentaram 987% desde 2014 - e quase dobraram no ano passado. De acordo com Hendery, a pesquisa descobriu que o governo e as empresas dos EUA estão lucrando com a detenção de imigrantes. "Empresas como a Deloitte têm vários contratos com o ICE que, coletivamente, totalizam US$ 250 milhões", disse Hendery. “Amazon, LinkedIn e Dell são apenas alguns dos nomes familiares de organizações que fazem parte da indústria de imigração e alfândega”. “Eu não acho que as pessoas estão cientes da dimensão do setor prisional de imigração, nem que é realmente uma indústria, com todos os tipos de incentivos financeiros e outros para que o status quo continue ou, como nossos dados sugerem, até aumentem”, ela disse. O mapa é dividido em "visualizações", que fornecem dados diferentes sobre o setor financeiro do sistema de imigração. As visualizações incluem:
  • Montantes monetários de contratos de ICE em cada distrito.
  • Contratos de ICE de 2014-2018 mostrando o crescimento exponencial da atividade econômica dentro do sistema de imigração.
  • Uma exposição de alguns dos participantes na economia do ICE.
  • Um exame detalhado das categorias de despesas para contratos do ICE.
  • Um mapa de aliados, duplamente examinados por confiabilidade.
A professora Hendery disse que os mapas e outras visualizações interativas de dados que foram usadas no projeto ajudam a extrair narrativas de figuras complexas que não seriam vistas somente analisando os números. “A maioria das pessoas lendo ou ouvindo sobre imigração nos EUA está operando sem todas as informações. É difícil entender o tamanho do maquinário do ICE ou como é a escala de sua rede financeira”. A pesquisa compõe o segundo volume do projeto Torn Apart/Separados, que fornece uma visão profunda e radicalmente nova da culpabilidade por trás da crise humanitária nos Estados Unidos. O projeto é composto por um grupo interdisciplinar de pesquisadores em todo o mundo que combinam habilidades técnicas e práticas de pesquisa clássicas para ajudar a mobilizar a humanidade. As informações são da Western Sidney University. Relacionada: Número de indocumentados nos EUA pode ser o dobro