Marcelo Barreto fala das expectativas para os campeonatos
“A Copa do Brasil é um torneio longo, mas não tem muitos jogos e cada fase é eliminatória. É possível passar de fase sem que o time esteja jogando bem com regularidade, e terminar o ano com um título e a vaga assegurada na Libertadores. O Flamengo de 2013 é um perfeito exemplo disso”.
Os times que disputam a Libertadores entrarão no torneio nacional somente nas oitavas de finais. São eles: Atlético-MG, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo e Flamengo. Confira o bate-papo na íntegra com o apresentador.
É importante lembrar que quem está em território americano pode acompanhar a Copa do Brasil pelo PFC.
É possível fazer um planejamento para conquistar a Copa do Brasil? Isso porque é uma competição que começa em março e termina em novembro. O atual campeão Flamengo teve duas trocas de treinador durante o torneio de 2013 e mesmo assim levantou a taça. Marcelo Barreto: É possível fazer um planejamento para vencer qualquer competição, só não é possível garantir o resultado. A Copa do Brasil é um torneio longo, mas não tem muitos jogos e cada fase é eliminatória. Por isso, mesmo um time que troca muito de técnico pode ir longe. Não há punição por falta de regularidade, como acontece no Campeonato Brasileiro. Se a casa estiver arrumada na hora de cada confronto eliminatório, a vida segue.
É prejudicial ou é vantajoso os times que disputam a Libertadores entrarem numa fase adiantada da Copa do Brasil? MB: A Copa do Brasil não precisa de adaptação. Todos os grandes times estão mais do que acostumados a disputá-la. Entrar numa fase mais adiantada apenas poupa o trabalho de ter de viajar para lugares distantes e enfrentar times fracos nas primeiras rodadas.
Você considera que a Copa do Brasil pode acabar salvando o ano de um time que se preparou mal para Brasileirão? MB: Sim. É possível passar de fase sem que o time esteja jogando bem com regularidade, e terminar o ano com um título e a vaga assegurada na Libertadores. O Flamengo de 2013 é um perfeito exemplo disso. A Copa do Brasil deste ano terá os quatros grandes clubes paulistas desde a primeira rodada, já que eles estão fora da Libertadores pela primeira vez desde 1998. É de se esperar, então, que o torneio seja a grande aposta dos Paulistas para este ano? MB: O Campeonato Brasileiro continua sendo o mais importante e deve concentrar os maiores esforços dos times paulistas. Mas a Copa do Brasil certamente vai ganhar importância, na falta da Libertadores.