Marcelo Jeneci Faz Sua Estreia na Flórida - Planeta Música

Por Gene de Souza

Marcelo_Jeneci-3

Parceiro musical de Marisa Monte, Vanessa da Mata e Zélia Duncan, é a nova estrela da música brasileira.

Autor de “Feito Pra Acabar”, um dos melhores CDs de 2010, segundo a revista “Rolling Stone”, Marcelo Jeneci se apresentou na última edição do ‘Rock in Rio’, liderou as indicações do VMB 2011 e já é bicampeão na categoria música do ano do Prêmio Multishow. Se em 2009, “Amado”, parceria do compositor com Vanessa da Mata, foi uma das canções mais tocadas e ganhadora da premiação, este é o ano de “Felicidade”. Eleita pelo júri especializado, a Melhor Música de 2011, a faixa que abre o álbum de estreia de Jeneci, acaba de ganhar um vídeo-clipe e está na trilha sonora da nova novela das sete da Globo, “Aquele Beijo”. Marcelo Jeneci também já teve canções nos mais recentes lançamentos de Marisa Monte, Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. O compositor e multi-instrumentista (ele toca piano, guitarra e sanfona), se prepara agora para levar seu show e disco para a Europa e aos Estados Unidos, a convite do Itamaraty. O show em Miami será no dia 9 de dezembro, nos estúdios da rádio WDNA.

Com produção de Kassin e arranjos de orquestra de Arthur Verocai, “Feito Pra Acabar” traz treze faixas autorais, a maioria em parceria com nomes já conhecidos do público, que marcam a primeira safra de composições do paulistano. A voz feminina que pontua todo disco de Marcelo Jeneci é da cantora paulistana Laura Lavieri, de 23 anos. A estudante de psicologia, canto e violoncelo, conheceu Jeneci através do pai, Rodrigo Rodrigues, que integrava o trio Música Ligeira ao lado de Mário Manga e Fábio Tagliaferri. Em 2007, Laura e Jeneci se tornaram parceiros musicais, em um momento em que ele, após anos de dedicação aos instrumentos, se descobria como compositor e ela, como cantora.

Nascido na Cohab Juscelino, Zona Leste de São Paulo, Jeneci foi criado pela mãe paulista e pelo pai pernambucano, apaixonado por Roberto Carlos e instrumentos musicais. Cresceu embalado pelas estações de rádio populares e trilhas sonoras de novela. Jeneci lançou seu disco de estreia em 2010, mas já comemora mais de uma década de carreira musical como instrumentista. Em 2000, o pernambucano Manoel Jeneci – pai de Marcelo e autodidata que sempre ganhou a vida consertando instrumentos musicais – soube que Chico César procurava um sanfoneiro para sua turnê internacional. Marcelo treinava nas sanfonas que os clientes do pai deixavam para consertar, mas não tinha seu próprio instrumento. O problema foi resolvido quando um dos habitués da oficina de seu Jeneci, Dominguinhos, resolveu presentear o menino com uma peça de sua coleção. Marcelo tirou passaporte e iniciou seu primeiro trabalho como músico profissional, com a sanfona do mestre, ao lado de Chico César, seu parceiro na faixa “Felicidade”, que abre o primeiro disco do compositor.

Marcelo Jeneci e seu grupo se apresentam na sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 8pm, na rádio WDNA (2921 Coral Way, Miami). Informações e ingressos pelo telefone (305)672-5202 e no site www.wdna.org.