Marcelo Mello: Edição 1000

Por Marcelo Mello

13987124_1418681038147760_2055396321_o

Como é difícil manter um negócio. Vocês já devem ter lido a respeito ou ouvido falar que a grande maioria das empresas que são abertas fecham as portas em menos de um ou dois anos de vida. Cada vez que leio a respeito do assunto tento me lembrar na quantidade de gente que quebrou logo depois de empreender. É triste.

As pessoas tentam, fazem, muitas vezes, tudo certo e mesmo assim o negócio não se sustenta.

Por outro lado, muitos empreendimentos dão certo e permanecem abertos por anos e anos. Para muitos, ou melhor, sob um olhar mais superficial, parece fácil. Não é, afirmo categoricamente, nenhum negócio é fácil.

É preciso empenho, comprometimento, ousadia, sabedoria, conhecimento, calma, reflexão e por aí vai. A luta é árdua e contínua.

Muita gente se empenha demais em abrir um negócio, mas se esquece de que o abrir não é o fim do processo, pelo contrário, é o começo. Mais ou menos aquela coisa de conquistar um amor. A gente se mata para conquistar e se acomoda na hora do manter. Não é isso? É sim, confesse...

Vamos em frente. Em todos os negócios de sucesso, ainda que sucesso seja um conceito pra lá de relativo, há um componente que é comum: paixão.

Não, caro leitor, não pense que é bobagem. Paixão é um dos principais ingredientes de tudo o que faz sucesso. Acredite em mim, sei o que estou falando. E ao contrário do que diz o senso comum, paixão não é efêmera, ela apenas oscila. Há momentos em que estamos mais ou menos apaixonados, mas quando a paixão de fato acabar, pode ter certeza, seja lá o que for, negócios ou relacionamentos, acaba junto.

Vou dar um exemplo: um Jornal. Esse business é um dos mais complicados que existem no mundo dos negócios. Não é fácil. Mas perceba, caso você conheça o dono de algum jornal ou revista, a paixão que existe no dia a dia deles. Eu conheço um monte, já escrevi para diversos e todos, sem exceção, eram apaixonados pela profissão e por seus negócios.

Claro que só a paixão não segura a onda, sabemos disso. É preciso competência e muita persistência, além de tantas outras qualidades e adjetivos já ditos acima. Estou falando disso apenas para fazer um link à homenagem que quero fazer nesse texto.

Este jornal está comemorando esta semana sua milésima edição. Vou repetir: Essa aqui é a edição número 1.000!

É muita coisa. Muita mesmo. Imagino as dificuldades, as angústias, as risadas, as alegrias, o orgulho que já sentiram e ainda devem sentir os donos desse negócio. Eles merecem os parabéns porque fazem bem feito. É justo!

Aproveito para cumprimentar todos os outros envolvidos nesse sucesso, tanto os que ainda estão trabalhando quanto os que já trabalharam ao longo desses anos no Gazeta. Parabéns! Que venham as próximas mil edições!