Imigração receberá pedidos de visto H1B no dia 1º de abril

Por Gazeta News

h1B ImmigrationVisa

Ingrid Domingues McConville*

Março e abril podem ser vistos como a época de Natal na Imigração. É quando milhares de imigrantes profissionais esperam ansiosos pelo dia de dar entrada em seus processos para o Visto H1B, que precisam estar nos escritórios do Serviço de Imigração no dia 1º de abril de 2015. Esse é um dia de grande importância para milhões de empregadores e potenciais funcionários.

Historicamente, o visto H1B sempre foi suficiente para a demanda de profissionais de outros países, mas durante os últimos cinco anos, esta demanda aumentou drasticamente, tornando o visto H1B um visto parecido com a “loteria”.

Este tipo de visto reservado para profissionais que possuem nível superior completo e têm oferta de emprego em sua área. Uma área que geralmente é beneficiada é a informática, mas o visto está aberto para tecnicamente qualquer profissional com nível superior. O processo é iniciado junto ao Departamento de Trabalho estadual, que irá determinar o salário correto para o funcionário, entre outras determinações.

Uma vez determinado o salário, horário de trabalho e local, o processo estará pronto para ser enviado à Imigração. Um fato interessante é que o trabalho oferecido não precisa ser de horário integral, ou “full time”, mas pode ser “part time”, ou 20 horas por semana.

Para os profissionais formados no exterior, estes terão ainda que obter uma avaliação de seu diploma para poder confirmar sua elegibilidade como profissional nos EUA. Isso geralmente é feito por empresas dedicadas a este tipo de função e são autorizadas pela Imigração.

Como todo ano, os pedidos terão que chegar à Imigração no dia 1º de abril, já que geralmente no dia 3 ou 4 ela para de aceitar pedidos.

Com um número relativamente pequeno de vistos disponíveis, 65 mil por ano, isso transforma o processo H1B não somente em uma loteria, mas causa desespero em alguns casos. Existem mais 20 mil vistos, mas estes estão reservados para profissionais que possuem mestrado ou pós-graduação de uma faculdade dos EUA. No total, são 85 mil vistos e esse ano a imigração estima que receberá mais de 200 mil pedidos.

No ano passado, foram recebidos em torno de 184 mil pedidos. Segundo a imigração, a economia do país geralmente dita o que se deve esperar com respeito aos números de pedidos, e, segundo eles, os pedidos serão altos devido a uma melhora na economia.

Embora seja um excelente visto que geralmente é concedido por três anos, podendo ser renovado por mais trêse, assim abrindo caminho para uma possível residência permanente, não é o tipo de processo sobre o qual se possa fazer um “plano de vida”.

Uma grande novidade este ano será que os cônjuges dos portadores do visto H1B poderão receber permissão de trabalho, uma grande vitória para casais que antes teriam que contar com somente um salário.

Aqueles que precisam entrar com pedido de visto H1B devem fazê-lo nos próximos dias, para tentar enviar os documentos prontos para a imigração no dia 31 de março.

*Ingrid Domingues McConville é advogada de imigração em Fort Lauderdale.