Maria se afasta do Caribe e pode chegar à costa sudeste dos EUA

Por Gazeta News

Maria hurricane cone sabado 23 de setembro NHC
[caption id="attachment_153540" align="alignleft" width="443"] Maria pode chegar à costa americana até a noite de domingo, 24. Imagem: National Hurricane Center.[/caption]

A Guarda Costeira americana vem monitorando o furacão Maria, que, depois de assolar países da América Central segue uma direção ainda incerta, mas com alta chance de atingir a costa sudeste dos Estados Unidos.

Maria enfraqueceu e está agora na categoria 3, com ventos máximos sustentados de 115 mph (205kmh), localizado a 245 milhas a leste da Ilha Eleuthera nas Bahamas e se movendo a 8 milhas (13 km) por hora, segundo o National Hurricane Center.

Seguindo o cone do furacão, ainda incerto, mas apontando para a costa americana, a tempestade pode trazer "impactos diretos" para a costa sudeste e leste dos EUA nos próximos dias, emitiu em nota neste sábado, 22, o NHC.

“Torna-se cada vez mais provável que alguns impactos diretos ocorram em partes da costa nos próximos dias", diz o comunicado. Mais provável pela previsão que a ameaça seja direta à Carolina do Sul, porém, deve afetar o norte da costa da Carolina do Norte, bem como as costas também dos estados de Virgínia e Maryland.

Apesar de não causar mais tanta ameaça, como em Porto Rico e Dominica, seus efeitos na costa dos EUA já deverão ser sentidos até a noite de domingo, 24, onde podem ocorrer "correntes marítimas perigosas” ao longo das praias do sudeste americanas, segundo previsão dos meteorologistas.

Caribe

Maria atingiu com força de furacão 5 a Dominica, depois em categoria 4 Porto Rico, as Ilhas Virgens Americanas e os turcos e caicos, um território ultramarino britânico.

Mortes

Pelo menos 15 pessoas morreram com a passagem do furacão em Dominica e dezenas permanecem desaparecidas. Uma pessoa morreu nas Ilhas Virgens Americanas e outras seis morreram em Porto Rico, informou Héctor M. Pesquera, diretor de segurança pública da ilha.

O furacão deixou mais de 3 milhões de pessoas sem energia em Porto Rico. Segundo as autoridades locais, deve demorar meses para retornar a energia elétrica para toda a população. O presidente Donald Trump prometeu ajuda federal para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas.