Mario de Oliveira fala sobre Auto-eficácia

Por Gazeta News

O que é auto-eficácia?

Mario de Oliveira: Embora a autoeficácia geralmente tenha o mesmo significado que as variáveis ??como autoestima, autoimagem, confiança e outras construções semelhantes, ela é diferente. Autoeficácia é a crença nas habilidades de alguém para enfrentar os desafios que surgem no caminho e concluir tarefas à frente. É a crença geral em nossa capacidade de se destacar. Existem, no entanto, formas mais específicas de auto-eficácia, como pais, acadêmicos ou esportes.

Mario de Oliveira: Embora a auto-eficácia esteja relacionada ao seu valor como ser humano ou senso de auto-estima, há uma distinção vital.

Qual é a diferença entre auto-eficácia e os outros elementos que você mencionou?

Mario de Oliveira: Embora a maioria desses atributos pareça semelhante, eles são diferentes.

Autoeficácia e autocontrole

Mario de Oliveira: Autoeficácia e autocontrole estão relacionados no conceito e na capacidade de controlar o comportamento para alcançar seus objetivos. Embora semelhantes, esses são conceitos diferentes.

Mario de Oliveira: Schunk e Zimmerman, 2007 define Autocontrole são sentimentos, ações e pensamentos gerados por um indivíduo, projetados de maneira sistemática para afetar o aprendizado de um indivíduo. Por outro lado, autoeficácia é um conceito que está intimamente relacionado às habilidades percebidas de um indivíduo.

Mario de Oliveira: Você pode denominar auto-regulação como uma estratégia para alcançar seus objetivos, especialmente no que diz respeito à aprendizagem. Autoeficácia é a crença de que alguém pode ter sucesso. Os dois podem, no entanto, ser desenvolvidos simultaneamente por meio de modelagem, embora permaneçam construções distintas.

Autoeficácia e motivação

Mario de Oliveira: Por mais entrelaçadas que sejam a auto-eficácia e a motivação, elas são construções separadas. A auto-eficácia é baseada na sua crença na sua capacidade de ter sucesso. A motivação é baseada no desejo de ter sucesso. Pessoas com alta auto-eficácia têm um alto nível de motivação e vice-versa. É, no entanto, uma conclusão precipitada.

Mario de Oliveira: Quando você obtém ou mantém a auto-eficácia por meio de uma experiência bem-sucedida, por menor que seja, você recebe um impulso na motivação para progredir e continuar aprendendo.

Mario de Oliveira: Por outro lado, o relacionamento pode funcionar em uma direção diferente para criar algum ciclo de sucesso. Um indivíduo altamente motivado para ter sucesso e aprender tem mais chances de atingir seus objetivos, o que lhes dá a experiência de contribuir para a autoeficácia geral.

Autoeficácia e resiliência

Mario de Oliveira: O sucesso pode constituir uma grande parte do desenvolvimento da autoeficácia; ainda há espaço para o fracasso. As pessoas com um alto nível de auto-eficácia são mais propensas a se recuperar e se recuperar do fracasso, além de ter sucesso.

Mario de Oliveira: Essa resiliência é significativamente impactada pela autoeficácia.

Autoeficácia e confiança

Mario de Oliveira: Albert Bandura refere-se à confiança como um termo comum que se refere à força da crença, mas não especifica a certeza. Autoeficácia refere-se à crença em suas capacidades de agente.

Mario de Oliveira: Em troca, isso pode fornecer determinados níveis de realização. Assim como a motivação e a auto-estima, a auto-eficácia e a confiança podem funcionar em um ciclo positivo.

Mario de Oliveira: Quando você está mais confiante em suas habilidades, maiores são suas chances de sucesso. Isso fornece suas experiências para desenvolver essa auto-eficácia.

Mario de Oliveira: Por sua vez, a alta eficácia dá a você mais confiança em si mesmo e é o que ela faz.

Existe uma maneira de medir a auto-eficácia?

Mario de Oliveira: Sim, você pode medir a auto-eficácia. Embora você possa usar as medidas padrão de autorrelato com uma construção abstrata, existem várias maneiras comprovadas de medir a autoeficácia.

Mario de Oliveira: Alguns especialistas sugerem que você especifique a escala específica para o tipo de auto-eficácia que deseja estudar.

Mario de Oliveira: Por exemplo, se você estiver verificando a auto-eficácia acadêmica, baseie suas perguntas na confiança e nas atividades acadêmicas.

Mario de Oliveira: Diferentemente de outros atributos semelhantes, a autoeficácia possui vários questionários e escalas que você pode usar para medir. No entanto, esses três são os mais populares.

Escala de Autoeficácia Generalizada / Geral (GSE)

Mario de Oliveira: A escala GSE é a escala de autoeficácia mais popular. Ele não possui apenas recursos em centenas de artigos, mas também está em uso desde 1995. Essa escala foi desenvolvida por dois pesquisadores especialistas, Jerusalém e Schwarzer .

Mario de Oliveira: Aqui, dez itens classificados em uma escala de 1 (nada correto) a 4 (exatamente correto) são usados ??para medir a autoeficácia nesse caso.

  • Posso resolver problemas graves se me esforçar o suficiente
  • Ainda encontro maneiras e meios de conseguir o que quero, mesmo quando alguém se opõe a mim
  • Posso facilmente cumprir meus objetivos e alcançar meus objetivos
  • Posso lidar com confiança e eficiência com eventos inesperados
  • Minha desenvoltura me prepara para lidar com situações inesperadas
  • Se eu fizer o esforço necessário, posso resolver a maioria dos meus problemas
  • Minhas habilidades de enfrentamento me guiarão por qualquer dificuldade
  • Posso encontrar várias soluções quando confrontado com um problema
  • Posso pensar em uma resposta sempre que estou com problemas
  • Eu posso lidar com qualquer coisa que aparecer no meu caminho

Mario de Oliveira: Para obter a pontuação, adicione a resposta a cada item. O total que você obterá é entre 10 e 40.

Mario de Oliveira: As classificações altas indicam uma autoeficácia impressionante e as pontuações mais baixas mostram níveis baixos do mesmo.

Mario de Oliveira: Essa escala é experimentada e testada em várias culturas e contextos, provando ser não apenas válida, mas também confiável.

Nova Escala Geral de Autoeficácia (NGSE)

Mario de Oliveira: Essa escala foi desenvolvida em 2001 por Gully, Chen e Eden e é muito útil hoje em dia. Ele fornece uma medida de auto-eficácia. O NGSE é uma melhoria da Escala Geral de Autoeficácia, desenvolvida em 1982 por Sherer e colegas.

Mario de Oliveira: O NGSE é composto por oito itens classificados de 1 que implica 'discordo totalmente' a 5, o que é fortemente aceito. Os detalhes são

  • Vou atingir a maioria dos meus objetivos pessoais que estabeleci
  • Enfrentar uma tarefa desafiadora não me impedirá de realizá-la
  • Eu acho que posso obter resultados cruciais
  • Acredito que posso ter sucesso em tudo o que me propus a fazer
  • Vou superar com sucesso quaisquer contratempos
  • Posso efetivamente executar em muitas tarefas diferentes
  • Em comparação com outros, eu posso executar a maioria das tarefas muito bem
  • Independentemente das dificuldades, posso me sair muito bem.

Mario de Oliveira: Para obter a pontuação, calcule a média de todas as oito respostas, variando de 1 a 5. Pontuações mais altas sugerem maior autoeficácia.

Questionário de Autoeficácia

Mario de Oliveira: Este questionário foi desenvolvido por uma organização vinculada ao Centro de Pesquisa em Aprendizagem - Colaboração em Pesquisa do Kansas em 2015. A organização visava melhorar a educação para o desenvolvimento profissional dos alunos e dos educadores.

Mario de Oliveira: É composto por um questionário de treze itens classificados em uma escala de 1 (Não muito parecido comigo) a 5 (Muito parecido comigo). Desde a sua criação, com professores e alunos em mente, seu foco está no aprendizado da auto-eficácia, embora possa ser modificado para se adequar a outro grupo de jovens.

Mario de Oliveira: O Questionário Formativo de Autoeficácia mede esse atributo como uma construção de dois componentes, composta por:

  • Uma crença de que a capacidade cresce com esforço
  • Confiança nessa capacidade de atender expectativas e objetivos particulares
  • E treze itens, a saber:
  • Eu posso aprender tudo o que sou ensinado nas aulas este ano
  • Eu posso resolver qualquer coisa se me esforçar o suficiente
  • Se eu praticar todos os dias, posso desenvolver uma habilidade
  • Depois que decido realizar algo importante para mim, continuo tentando, mesmo que seja mais difícil do que eu imaginava
  • Vou alcançar com confiança os objetivos que estabeleci para mim
  • Em vez de desanimar ao tentar realizar uma tarefa difícil, concentro-me no progresso
  • Vou me destacar em qualquer carreira que escolher
  • Eu me destacarei em qualquer faculdade que eu me contentar
  • O trabalho duro compensa
  • Minha capacidade cresce com esforço
  • Eu acredito que, assim como o músculo, o cérebro pode ser desenvolvido
  • Não importa quem você é, você pode alterar significativamente seu nível de talento.
  • Eu posso mudar meu nível de habilidade de maneiras consideráveis.

Mario de Oliveira: Os usuários que experimentaram essa escala dizem que ela é confiável para alunos do ensino médio e médio.

Mario de Oliveira: Também oferece uma excelente opção para medir a autoeficácia geral. Para facilitar a interpretação, a pontuação é produzida em uma escala de 0 a 100. Pontuações mais altas sugerem maior autoeficácia.

Mario de Oliveira: Embora as medidas discutidas acima sejam específicas, você pode adaptar cuidadosamente as escalas globais para restringir sua construção de interesse.

Por que a auto-eficácia não é tão popular ou comumente usada como confiança, auto-estima, auto -estima , entre outros?

Mario de Oliveira: Resposta: Embora não seja usada com frequência, a auto-eficácia é um conceito bem conhecido na psicologia. No entanto, existem conceitos diferentes desse atributo na psicologia

Albert Bandura Model

Mario de Oliveira: Albert Bandura, e especialista na área, em sua pesquisa, notou um mecanismo vital que desempenhou um papel significativo na vida das pessoas. Este mecanismo carecia de definição ou observação sistemática. O conceito era a crença em si mesmo que as pessoas tinham de que elas podem influenciar seus eventos de vida.

Mario de Oliveira: Bandura propôs que a auto-eficácia aprimora o mecanismo de enfrentamento quando enfrentamos o estresse e outros desafios da vida. Também influencia quanto esforço será gasto para alcançar as metas pessoais e o prazo.

Mario de Oliveira: Albert citou a autoeficácia como uma característica autossustentável, pois quando você é pressionado a trabalhar em seus termos através de seus problemas, obtém experiências positivas. Isso funciona para aumentar mais sua auto-eficácia.

Lócus de controle

Mario de Oliveira: Esse conceito sugere que pessoas com alta eficácia possuem um locus interno de controle. O local de controle significa que você acredita que tem o poder de alterar os eventos da sua vida dentro de você (local interno de controle) ou externamente (local externo de controle).

Mario de Oliveira: "Eu falhei por causa da nota injusta do professor e não pude fazer nada para melhorar minhas notas" ou "Ele me deixou porque era egoísta" indica um controle externo do locus. Esses exemplos sugerem que você não acredita em sua capacidade de influenciar as coisas.

Dr. Mario de Oliveira: O lócus interno de controle e auto-eficácia andam de mãos dadas, mas extremos podem causar problemas. As pessoas que se culpam por tudo são infelizes, enquanto as que sempre culpam os outros são difíceis e desconectadas da realidade.

Teoria social cognitiva

Dr. Mario de Oliveira: A teoria cognitiva social também se baseia no trabalho de Albert Bandura e incorpora a ideia de auto-eficácia. De acordo com essa teoria, o aprendizado é útil quando você está em um contexto social em que pode se envolver em interações recíprocas e dinâmicas. As interações são entre uma pessoa, comportamento e meio ambiente.

Dr. Mario de Oliveira: Essa é a única teoria que enfatiza a importância da manutenção do comportamento e do contexto social, além de iniciar o comportamento . É feito nas seis construções fluidas:

  • Capacidade comportamental
  • Determinismo recíproco
  • Aprendizagem por observação
  • Reforços
  • Expectativas
  • Auto-eficácia

Dr. Mario de Oliveira: A SCT oferece uma ampla gama de aplicativos em potencial ao explicar ou prever o comportamento de uma pessoa . A teoria considera variáveis ??contextuais como ambiente local, comunidade local e saúde, entre outras.

Como alguém pode melhorar a auto-eficácia?

Dr. Mario de Oliveira: Bandura sugere que existem quatro fontes principais de crenças de autoeficácia.

Experiências de domínio

Dr. Mario de Oliveira: Refere-se às suas experiências adquiridas ao assumir um novo desafio e ter sucesso . A prática é a melhor maneira de aprender uma habilidade ou melhorar o desempenho. As experiências de domínio funcionam bem, pois indica que você pode aprender uma nova habilidade, daí um reforço vital da confiança. Todo mundo é um mestre em seu caminho, de acordo com essa linha de pensamento.

Experiências vicárias

Dr. Mario de Oliveira: A experiência viril é onde se tem um modelo que mostra um nível saudável de autoeficácia para imitar e observar.

Persuasão verbal

Dr. Mario de Oliveira: Garantir a uma criança que ela é capaz e pode superar qualquer desafio que ela possa enfrentar pode motivá-la e incentivá-la. Além disso, isso aumentará sua autoconfiança crescente. Esta descrição é um exemplo perfeito de persuasão verbal. O fator descreve o impacto positivo que nossas palavras têm na autoeficácia de outra pessoa.

Dr. Mario de Oliveira: Estados emocionais e psicológicos : esses dois referem-se à importância geral da saúde e do bem-estar, não apenas o desenvolvimento, mas a manutenção da auto-eficácia. É fácil aumentar sua auto-eficácia quando saudável e bem.

Experiência imaginal / de visualização

Dr. Mario de Oliveira: James Maddux, outro especialista em autoeficácia, sugere uma fonte diferente, mas vital, de autoeficácia. Segundo James, as experiências imaginais ou a visualização alimentam a auto-eficácia. Ele aconselha sobre exercícios que podem permitir que você construa a crença imaginando seu sucesso futuro em detalhes. James acrescenta que quando você se vê superando desafios e alcançando seus objetivos de maneira real, se sentirá capaz e capacitado para fazê-lo. Esta é outra fonte de auto-eficácia. Embora essa fonte de Maddux não esteja bem estabelecida como as outras quatro, vale a pena tentar.

Q uestion : Qual é a sua palavra final?

Dr. Mario de Oliveira: Em poucas palavras, você pode melhorar sua auto-eficácia e a das crianças em sua vida.

Dr. Mario de Oliveira: Concentre-se em garantir que você tenha oportunidades necessárias para concluir desafios e dominar habilidades difíceis.

Dr. Mario de Oliveira: Identifique modelos positivos, ouça conteúdos positivos e cuide da sua saúde mental para obter uma melhor auto-eficácia.