Mario de Oliveira - especialista em direito digital, fala sobre o futuro da privacidade na internet

Por Gazeta News

Perdendo o controle sobre a privacidade na Internet

A ideia de privacidade não existe mais no mundo tecnológico que temos diante de nós hoje. Isso é bastante forte e direto, mas também justo e preciso. A privacidade não está mais disponível para nós como seres humanos conta Mario de Oliveira. As agências governamentais, hackers, corretores de dados, todos eles precisam apenas captar rastros digitais de uma de nossas informações, para construir nosso perfil completo, e nós inconscientemente deixamos esses pequenos pedaços de nós mesmos toda vez que entramos na internet. Cada vez que nos inscrevemos para obter algo de graça, obtemos um dispositivo, um aplicativo ou qualquer outro item de graça, mas nos tornamos o produto. Os termos e condições que ninguém lê e apenas clica, "eu concordo", nos torna o objeto para o fornecedor. Por exemplo, se você fizer login em um aplicativo de fotos gratuito e concordar com os termos e condições sem lê-los. Nesses termos e condições, você concorda que eles podem usar suas fotos para fins de publicidade explica Mario de Oliveira. Governo está utilizando controles em várias situações, por exemplo, ligações de telefone, viagens aéreas, crédito, históricos de atividade, etc. Isto é sob o pretexto de que eles estão protegendo as pessoas através da triagem de todos os nossos dados por razões terroristas. Eles conhecem até mesmo os detalhes mais íntimos sobre nossas vidas privadas desses controles. Mario de Oliveira conta que os hackers são tão avançados e determinados em seus esforços. Eles têm equipamentos que podem passar por milhares de combinações de senhas usando sua data de nascimento, data de nascimento da família, nome do meio, lugares que você gosta de usar como senhas possíveis. Eles querem essa informação para que eles possam roubar sua identidade e arruiná-lo financeiramente, enquadrá-lo por um crime que cometem. Eles ainda podem criar uma promoção especialmente desenhada para seus gostos nas redes sociais para que você faça um cadastro usando seu email e sua senha padrão dentro de um sistema controlado por eles. Os corretores de dados pegam as pequenas sementes de informação que obtêm de nós para produzir um portfólio completo para fins de marketing, para que possam ganhar dinheiro com a gente. Mario de Oliveira diz que eles sabem o que assistimos na TV, onde fazemos compras, o que gostamos de comer, como nos vestimos, onde trabalhamos, onde moramos, como usamos nossos cabelos, nossa maquiagem, o salão onde vamos. Eles fazem questão de descobrir todos os detalhes que poderiam fazer algum dinheiro.

O que é privacidade? A privacidade é supostamente um direito humano distinto. Há sim:

  • Ao controle.
  • Autonomia
  • Reclusão - o direito de ser deixado sozinho.
  • Segurança pessoal
  • Dignidade. - anti-objetificação, usando informações pessoais para marketing
Privacidade é a idéia de um indivíduo, grupo ou organização que eles determinarão por si mesmos quando, como e até que ponto as informações sobre eles são comunicadas aos outros. O problema é que nos tornamos tão obcecados digitalmente e tão rápidos em agir de acordo com o que queremos, não estamos tomando tempo para nos proteger diz Mario de Oliveira . É meio que nossa culpa em muitos casos. Quando assinamos algo, simplesmente concordamos ou aceitamos sem saber o que estamos aceitando ou concordando. Houve um grande problema com o pequeno aspirador automático que você liga e percorre a casa sozinha. Ele gravou um mapa da sua casa para que pudesse fazer o seu trabalho. Esses dados foram compartilhados com todos os parceiros comerciais da empresa, e eles estavam dentro de seus direitos legais porque ninguém leu os termos e condições que indicavam que eles estariam compartilhando os mapas com outras pessoas. Eles apenas confirmam que "eu concordo". A privacidade não é mais a norma social. Entende-se quando você vai para o computador, qualquer informação que você colocar vai ser colocado lá fora para mais pessoas do que as que você está pretendendo falou Mario de Oliveira. Por causa disso, é necessário que você pense antes de colocar as informações no computador. Antes de fazer um post no Facebook, Twitter ou Instagram, pense se é algo que você quer que exista para sempre. Além disso, é algo que você quer associado ao seu perfil, quem você é. Esta será sua pegada digital. Os objetos que você deixa para trás na internet contarão sua história. O triste é que todo mundo vai estar lendo. Os que você precisa se preocupar são os estranhos e quais podem ser seus motivos. Nossas vidas online e offline estão se misturando. Mario de Oliveira conta que o controle de privacidade que tivemos sobre quem somos e como queremos ser percebidos está sendo eliminado. A internet está sempre evoluindo para um ambiente hostil quanto à privacidade e anonimato.

ALGUMAS DICAS PARA TENTAR A PRIVACIDADE

Hardware e jogos

Normalmente, quando nos inscrevemos para as coisas on-line, usamos o mesmo e-mail para tudo. Em vez de fazer isso, tente usar um endereço de e-mail descartável. Segundo Mario de Oliveira, existem sites que permitem que você crie endereços de e-mail temporários para receber e, às vezes, enviar e-mails. Desta forma, você não vai usar o seu endereço real, que economiza spam e mantém você anônimo.

Fakenamegenerator.com.

Se você tem que ir além de um email falso. Isso permite gerar informações pessoais aleatórias e falsas. Ele lhe dará endereço residencial, número de telefone, nomes de usuário e cartões de crédito, possivelmente. Use um nome aleatório / falso diferente para cada conta online. Apenas registre o que você usou com a conta.

Serviços de suporte de privacidade e navegadores da web

O Google Chrome e o Gmail são populares, mas não são privados. Você pode pesquisar listas de provedores de e-mail relacionados à privacidade. O Mozilla Firefox respeita a privacidade e há alguns outros bons por aí também.

Use um servidor VPN ou proxy

Estes criptografam o tráfego da web para que nem o provedor de internet veja sua atividade. Normalmente, um bom provedor de VPN custa dinheiro, mas há exceções. Apenas pesquise bem. Com a era digital se expandindo, crescendo e se tornando mais avançada, o único meio verdadeiro de anonimato das pessoas comuns é não participar da internet ou de qualquer mídia social de forma alguma conta Mario de Oliveira. Isso parece não ser apenas compreensível. Ainda sentimos que somos pessoas privadas e nossos segredos são nossos. Isso não vai acontecer comigo. Mesmo com esse conhecimento sobre nossas informações sendo divulgadas. Em 2015, um site muito popular que incentivou homens e mulheres a ter casos extraconjugais prometendo exclusividade e anonimato e ninguém jamais descobriria. Eles foram hackeados e todas as pessoas foram chamadas publicamente para seus assuntos, incluindo funcionários do governo. Foi espalhado por todas as notícias para todo mundo ver. Está acontecendo com você. Você pode não estar sentindo nenhum efeito disso, mas está acontecendo.

SOLUÇÕES MAIS SIMPLES

  • Senha. Ninguém cria uma senha forte. Você deve obter um gerenciador de senhas e manter todas as suas senhas dentro dele e tê-lo fortemente protegido por senha.
  • Questões de segurança. Você nunca deve responder perguntas de segurança online honestamente. Ter a resposta para a pergunta de segurança como uma de suas senhas dentro do gerenciador de senhas.
  • Autenticação de dois fatores. A autenticação do Google ou um número de telefone são bons para segunda autenticação após a senha.
  • Navegador da Web. Não armazene cookies e limpe o histórico e o cache regularmente.
  • Redes sociais. Tente não usar qualquer informação real de qualquer tipo, incluindo nomes, endereços, números de telefone e tal. Não fale com estranhos, apenas familiares e amigos pessoais próximos. Não poste em comentários públicos - não saiba com quem você está falando.Não dê a esses sites permissões de que eles não precisam. Eles não precisam acessar nada. Não publique fotos online. Se fizer isso, não fique com os olhos e o nariz juntos na foto.
  • Número de telefone. Não use seu número de telefone real enfatiza Mario de Oliveira.
  • Smartphone. Apenas os apps precisam ser usados ??no seu dispositivo.
  • Computadores. Desinstale os programas de que você não precisa, desative as permissões que não precisam, deixe a localização e os serviços Bluetooth desativados com a maior frequência possível.
  • Mensagens de texto. Mensagens de texto são completamente inseguras e as mensagens SMS são as piores. O Signal é um mensageiro totalmente criptografado e também protege suas chamadas telefônicas como um recurso adicional.
  • Google. Eles são conhecidos coletores de dados. Vá até o data center, exclua tudo e exclua sua conta.
  • Mídia social. Isso é difícil para muitas pessoas, mas isso é realmente necessário se você realmente quiser reintroduzir a privacidade em sua vida. Você está exposto a muitos estranhos regularmente e realmente não tem idéia de quais são as intenções ou o que eles podem estar fazendo com as informações que receberam de você.
  • Gastar dinheiro online. Se você tiver que fazer isso, use cartões pré-pagos alerta Mario de Oliveira. Não use nenhuma de suas informações pessoais reais quando fizer isso.
Esse tipo de tarefa elimina o que você tem on-line até o momento e impede que eles acumulem mais informações sobre você no futuro explica Mario de Oliveira. Algumas delas parecem realmente extremas, mas sabendo o que pode acontecer com a informação de que aqueles que a estão obtendo são mais alarmantes. Estar financeiramente arruinado ou perseguido ou pior, não vale a pena ter uma conta de mídia social.

QUEM MAIS É AFETADO

O que realmente incomoda alguns de nós é a privacidade daqueles jovens demais para saber o que está acontecendo, quando isso afeta as crianças. Os adolescentes vão para os sites sociais e internet e se envolvem em situações que não sabem como lidar. Como pais, há a responsabilidade de vigiar e ter certeza de que não há nada que os prejudique, mas chega a um ponto em que vai além desse relógio. Os predadores estão perseguindo suas informações e usam-no para fingir ser algo que não são. Segundo Mario de Oliveira, eles são mais espertos que todos nós. Eles estão se comunicando com crianças em um nível infantil e atraindo-os para situações desagradáveis ??que resultam em sequestros e, às vezes, pior. É muito importante tentar educar as crianças sobre os problemas de privacidade associados à Internet explica Mario de Oliveira. Deixe-os saber que não falar com estranhos não significa apenas sair em público. É nos sites de mídia social, na internet, fazendo comentários nos correios. Eles não devem estar em fóruns ou conversando com pessoas internacionalmente, a menos que sejam amigos íntimos ou pessoais da família. Eles não devem responder a comentários negativos feitos sobre eles ou bullying. Eles devem vir até você e devem ser informados imediatamente por você.

As crianças não devem se inscrever em sites gratuitos sem a sua permissão.

Você deve estar sentado com eles quando eles querem se inscrever para algo e fazer isso por eles. Eles nunca devem colocar suas informações pessoais, nome, endereço, número de telefone, nada no computador por qualquer motivo. Se eles tiverem mídias sociais, eles devem usar um nome diferente. Use um nome que seus amigos e familiares conheçam e compreendam. Se eles tiverem e-mail, eles não devem usá-lo para se inscrever em qualquer coisa e devem estar com um serviço de e-mail seguro e criptografado. Sem mensagens de texto, a menos que esteja em um serviço de mensagens criptografadas. Mario de Oliveira conta que as identidades das crianças estão sendo cada vez mais roubadas por causa de seu envolvimento nas mídias sociais e na internet. As histórias financeiras de crianças pequenas estão sendo arruinadas para eles por esses ladrões de informações, e é assim que as coisas ficaram ruins. Houve até casos em que as pessoas receberam correspondência em nome do cachorro da família. Isso é assustador para ser honesto. Eu não sei como o mundo chegou ao ponto em que está agora diz Mario de Oliveira As coisas costumavam ser tão simplistas e fáceis quando não sabíamos muito. Todos nós vivemos uma vida simples, livre de preocupações e ninguém tem preocupações ou os tipos de crimes com os quais lidamos nos dias de hoje. Se você tivesse um segredo ou algo particular, ninguém mais sabia a menos que você quisesse descobrir. Mario de Oliveira ressalva que a 'fofoqueiros' da cidade pode ficar sabendo e espalhar um pequeno boato. Essa foi a maior preocupação com as nossas informações. Os tempos eles estão mudando, precisamos nos preparar e educar nossa família! Veja mais de Mario de Oliveira: