Martinho da Vila Versão 4.5 - Planeta Música

Por Gene de Souza

3_Skank_Mineirao_MR_Foto_Weber_Padua

Batizado de “4.5 Atual”, o disco traz três faixas com arranjos de cordas, metais e piano: “Samba dos Passarinhos”, “Pãozinho de Açúcar” e “Partido-Alto de Roda”. O projeto também marca o retorno de Martinho à Sony Music, após passar dez anos como artista contratado da MZA. E a volta não poderia ser mais oportuna. Afinal, foi pela RCA e BMG (companhias incorporadas pela Sony) que Martinho lançou seus discos entre 1969 e 2002. “São tantos projetos em parceria com a Sony, que já posso ser considerado prata da casa”, ressalta Martinho. A princípio, o cantor almejava apenas convidar amigos e familiares para regravar as músicas com poucas mudanças nos arranjos originais. Porém, a Sony Music fez uma proposta irrecusável a Martinho: implementar nova roupagem às canções, com o auxílio do produtor e amigo de longa data, Rildo Hora. O músico não pensou duas vezes e aceitou a proposta. “Quando gravei esse disco, tínhamos poucos recursos em estúdio. Mesmo assim, o resultado foi muito satisfatório para a época. Mas nada é tão bom que não possa ser melhorado. Por isso, aproveitei essa gravação para corrigir alguns arranjos, melodias e instrumentações que não me agradavam por completo”, explica Martinho.

Elba Ramalho finaliza novo CD

A cantora Elba Ramalho realizou, na última semana, uma sessão de fotos no estúdio do fotógrafo Lívio Campos. O trabalho será utilizado no projeto gráfico do novo álbum da artista, “Vambora Lá Dançar”, projeto que chegará às lojas de forma independente, ainda este ano. Todas as músicas do novo repertório já foram gravadas e mixadas. Entre elas, “Frevo Meio Envergonhado”, composição da cantora Monique Kessous, regravada por Elba neste seu 31º álbum de carreira. Por sinal, o título do disco é um dos versos desta canção.

Skank revira o baú

O Skank é uma das bandas mais populares do Brasil e a diversidade de gêneros encontrada em sua obra se tornou marca registrada. O quarteto já tocou reggae, dub, rock and roll e atualmente está em uma fase totalmente “britpop”. A paixão por tecnologia e internet é outra característica notável dos mineiros. Para relembrar uma época áurea do mercado físico, quando a maioria dos brasileiros não sabia o que era um hotsite, a Sony Music lançou o CD comemorativo “91”, que traz o registro de algumas demos e de um show ao vivo do grupo, realizado em 1991. Dividido em duas partes, o álbum abre com demos do que viria a ser o primeiro disco da banda (lançado de forma independente em 1993). Na segunda metade, há o áudio de um show gravado em São Paulo, na extinta casa Reggae Night. O que chama atenção é a introdução de um apresentador, que lamenta “pela casa estar vazia”. O álbum “91” tem como ponto positivo o fato de reunir um vasto material histórico, mas tudo para por aí. Por se tratar apenas de um produto comemorativo, a banda não fará turnês com o repertório da época.