Mastigar os alimentos devagar ajuda a emagrecer?

Por Gazeta News

Mastigar os alimentos lentamente é uma das regras da boa alimentação. Acredito que a maioria das pessoas, em algum momento, já ouviu isso e acredito também que essas mesmas pessoas desprezam essa informação. Talvez isso ocorra porque elas não saibam a importância dessa prática e, não sabendo, acreditam que os minutos que ganham comendo rápido são mais importantes. Então, vamos explicar.

A digestão dos alimentos se inicia na boca. Quando colocamos o alimento na boca e mastigamos, além de cortar o alimento em pedaços menores, envolvemos esse alimento com saliva e na saliva existe uma substância (uma enzima digestiva chamada amilase salivar) que começa a digestão dos carboidratos. Então, se não mastigarmos tempo suficiente para envolver o alimento com a saliva e tempo suficiente para a enzima funcionar, nossa digestão poderá demorar mais e ser menos eficiente. Mas, existe outro aspecto muito interessante que está diretamente ligado à sensação de satisfação e saciedade.

Existem vários hormônios que controlam o apetite, entre eles a leptina. Esse hormônio, quando produzido na concentração correta, avisa o nosso cérebro que estamos satisfeitos e que não precisamos mais de alimento. Ou seja, inibe o apetite de forma natural, sem efeitos colaterais. Acontece que esse hormônio apenas é produzido e lançado no sangue após 30 ou 40 minutos após o início da refeição. Isso quer dizer que se você comer rápido, antes de você se sentir satisfeito, você já ingeriu muito mais alimento do que precisava. E claro, como consequência, o excesso de nutrientes significa excesso de energia e essa energia será armazenada na forma de gordura.

Se você está pensando que não tem 30 ou 40 minutos para se alimentar, para fazer uma refeição, é preciso entender que o fato de você não disponibilizar esse tempo não vai alterar o funcionamento desse e de outros hormônios. A verdade é que você tem uma grande probabilidade de ingerir mais alimento do que precisa.

Vamos então a algumas dicas de como prolongar o tempo da refeição:

- Em primeiro lugar, preste atenção no alimento que está em seu prato. Preste atenção não apenas olhando, mas sentindo o seu sabor, apreciando a textura;

- Entre uma garfada e outra, pouse o talher ao lado do prato e, apenas depois de mastigar e engolir, pegue-o novamente para a próxima garfada;

- Não coma assistindo TV, isso vai distrair sua atenção e você comerá rápido e mais do que precisa;

- Se possível, procure companhia para a refeição. Manter uma conversa agradável ajuda a comer devagar;

- Se após terminar de comer o alimento que estava no prato você achar que ainda está com fome, espere entre 5 a 10 minutos antes de se servir novamente e perceba se ainda está com fome ou se a saciedade já aconteceu.

Manter a saúde é mais fácil e simples do que muitas pessoas imaginam.