Matthew cai para ciclone pós-tropical após deixar rastro de destruição na América Central e EUA

Por Gazeta News

storm-matthew-_andres_martinez_casares_reuters-2

As estradas em Jackson Beach, na Flórida, ficaram cheias de entulho e madeira. Cercas e toldos foram derrubados em edifícios em frente ao mar.

A mais poderosa tempestade do Atlântico desde 2007 trouxe chuvas torrenciais e ventos fortes ao cruzar o norte, após passar pela costa sudeste dos Estados Unidos, matando ao menos 11 pessoas na Flórida, Geórgia e Carolina do Norte desde a quinta-feira e deixando mais de dois milhões de empresas e residências sem energia elétrica.

Os danos nos Estados Unidos, no entanto, foram muito menores do que no Haiti, onde Matthew tirou quase 900 vidas. Ao menos 13 pessoas na ilha caribenha também morreram de surtos de cólera desde a tempestade e cerca de 61.500 pessoas tiveram de ir para abrigos, segundo as autoridades.

As cidades de Miragoâne, Les Caye e Jeremie, todas ao sul, ficaram isoladas e foram totalmente devastadas. Para lá foi deslocado o comando do Brasil das tropas internacionais da ONU na missão depaz no Haiti (Minustah) e cerca de 330 soldados brasileiros.

[caption id="attachment_127429" align="alignleft" width="300"] Parte da cozinha de uma casa após o furacão Matthew nos arredores de Port Salut, no Haiti. Foto: Andres Martinez Casares/Reuters[/caption]

Diante da dimensão das perdas humanas e materiais, o presidente provisório Jocelerme Privert decretou no sábado, 8, três dias de luto nacional, pouco antes de embarcar para a cidade de Jérémie, capital do departamento de Grande Anse, o mais atingido pelo desastre.

Furacão tocou o solo no sábado No sábado, 8, na Carolina do Sul, o furacão tocou o solo perto da cidade de McClellanville, a norte de Charleston, de acordo com o NHC, que alertou que um "evento grave de inundação" ocorreu na área.

Em Chaleston, as ruas do centro da cidade estavam inundando até a altura dos pneus dos carros, e alguns moradores andavam pelas ruas com a água na altura das costas, enquanto a maré alta se aproximava.

As autoridades do estado ordenaram a evacuação de 300 mil a 500 mil pessoas de áreas de risco para refúgios em áreas mais no interior, embora isto "não seja suficiente", segundo a governadora Nikki Haley.

Fundações e entidades de apoio da Flórida e de outros lugares estão se organizando e arrecadando doações para enviar às vítimas no Haiti, clique aqui e saiba onde e como ajudar.