Matthew faz vítimas no Haiti e Flórida decreta estado de emergência

Por Gazeta News

furacao-colombia-site-noaa
[caption id="attachment_127067" align="alignleft" width="309"] Pelo menos duas pessoas morreram com a passagem do furacão Matthew pela Colômbia no final de semana. Foto: NOAA.[/caption]

As chuvas e ventos fortes trazidos pelo furacão Matthew causaram inundações na Jamaica e no Haiti nesta segunda-feira, dia 3.  Muitos moradores foram enviados para abrigos de emergência e duas mortes foram relatadas no Haiti, elevando o total de mortes pela tempestade a pelo menos quatro até o momento.

Uma das vítimas é um pescador que se afogou em St Jean du Sue, no sul do país, de acordo com o serviço de Defesa Civil, que detalhou que outra pessoa desapareceu em Aquin, na região sul.

O governador da Flórida, Rick Scott, visitou hoje o Centro de Operações de Emergência na cidade de Hialeah a fim de preparar o estado para o furacão Matthew.

A previsão  é que Matthew continue se movendo para o norte a 7 mph com ventos de 140 mph. A previsão da trajetória do cone mudou mais para oeste, e agora inclui partes do sul da Flórida.

Estado de Emergência

Em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda, 3, o governador comunicou a declaração de estado de emergência para todos os condados da Flórida. Scott assinou a Ordem Executiva 16-230, devido à gravidade e magnitude do furacão Matthew, que já provocou estragos na República Dominicana, causando mortes em sua passagem pela América Central.

Scott alerta para a gravidade da situação, uma vez que o furacão Matthew está na categoria quatro, o que significa que há risco de morte e pede que todos os moradores do estado levem a sério o alerta. “Se o furacão Matthew atingir diretamente a Flórida, pode haver uma destruição em massa que não vimos desde o furacão Andrew, que devastou Miami-Dade County em 1992”, lembra.

O decreto é uma medida preventiva para garantir recursos para evacuações, abrigos e outras necessidades logísticas em todo o estado. “Estamos nos preparando para o pior, mas esperando o melhor e não vamos correr riscos para garantir que nosso estado esteja preparado”, afirmou em nota.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) relata que a categoria em que se encontra o furacão Matthew é de alto risco, com ventos máximos sustentados de 140 milhas por hora, e embora a previsão oficial do NHC mostre um impacto na faixa a leste da Flórida, o governador Rick e a Divisão de Gestão de Emergências da Flórida continuam a acompanhar ativamente o furacão Matthew e alertam a todos no estado a permanecerem vigilantes e tomarem todas as precauções necessárias enquanto Matthew se move pelo do Caribe.

Com base na previsão atual, na costa leste inteira da Flórida, dos condados de Monroe a Nassau, podem ocorrer tempestade tropical com ventos fortes, a erosão em praias, correntes de retorno e chuva pesada, com previsão de chegar na quarta-feira, 5, e durar até sábado, 8.

Mortes na Colômbia

Ao passar pelo norte do América do Sul no último sábado, dia 1º, foram relatadas fortes inundações e ao menos uma morte, de homem de 67 anos - a segunda provocada pelo furacão. A primeira vítima foi um jovem de 16 anos, que morreu na quarta-feira quando o furacão atingiu o continente. Autoridades colombianas informaram que ao menos 18 casas foram danificadas na península costeira de Guajira, que vinha sofrendo há vários anos com estiagens. Com informações do 7News.