Matthew: Haiti luta contra surto de cólera e EUA contabiliza 22 mortos

Por Gazeta News

ct-photo-gallery-hurricane-matthew-chris-seward-the-charlotte-observer-site

A passagem do furacão Matthew deixou pelo menos 22 mortos desde sua chegada na quinta-feira, 6, à costa sudeste dos Estados Unidos. Pelo menos dez pessoas morreram devido às inundações na Carolina do Norte, quatro na Flórida e uma em Virgínia. As mortes incluíram um casal de idosos e duas mulheres envolvidas em acidente diante da queda de árvores.

A empresa de dados CoreLogic Projetou perdas seguradas envolvendo propriedades comerciais e residenciais entre $4 e $6 bilhões de dólares.

O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, afirmou nesta segunda-feira, dia 10, que dez pessoas morreram no estado, pelo menos outras cinco permanecem desaparecidas e 1,5 mil estão presas no meio das inundações, além de cerca de 500 mil clientes sem energia elétrica.

De acordo com dados da Florida Power Light (FPL), até a tarde desta segunda, 10, a energia elétrica já foi restaurada em quase todos os condados afetados da Flórida, estando alguns pontos ainda sendo restaurados em Alachua, Baker, Bradford, Brevard, Flagler, Indian River, Martin, Putnam, Seminole, St. Johns, St. Lucie, Nassau, Volusia.

Furacão é rebaixado para tempestade pós-tropical

De acordo com informações do Centro Nacional de Furacões, a previsão inicial de um possível looping foi mudada e, nesta segunda-feira, 10, Matthew já se encontrava como tempestade pós-tropical que possivelmente se ligará a uma frente fria que passa para o norte, seguindo em direção às Maritimes.

Embora a tempestade não vá impactar diretamente o Atlântico canadense, ainda trará chuvas intensas às áreas de Nova Escócia e Terra Nova, onde já chove e avisos de precipitação estão em vigor, segundo informações do NHC.

Com informações de Reuters e FPL.