Matthew: previsão de impacto para o sul da FL diminui, mas aumenta para área central e nordeste

Por Gazeta News

[caption id="attachment_127258" align="alignleft" width="300"] Matthew está na direção noroeste a 13 mph e chegará no sul da Flórida com ventos de 140mph. Foto: NOAA[/caption]

Atualizado às 10:50pm.

A previsão de maior impacto do furacão Matthew passou a ser para a região central e nordeste da Flórida. A intensidade dos impactos no sul da Flórida perdeu força  na tarde desta quinta-feira, mas o furacão permanece em categoria 4.

O Centro Nacional de Furacões indicou a redução da velocidade máxima do vento de 145 mph para 140 mph, ao se aproximar do Sul da Flórida.

"O movimento de Matthew indica a direção mais para o norte e tem melhorado significativamente a previsão para Miami-Dade County e grande parte do interior", disseram meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia.

Apesar da previsão de redução de impacto para Palm Beach e Lago Okeechobee, estas áreas ainda estão sob maior ameaça.

De qualquer forma, autoridades de todo o sul da Flórida pedem que ninguém deixe suas casas no sul da Flórida até a manhã de sexta-feira, dia 7.

Em Broward, cerca de 2.200 pessoas foram para os abrigos e as autoridades esperam que as escolas e órgãos públicos voltem a funcionar na segunda-feira, dia 10.

Com os fortes ventos e a chuva que já ocorre desde o início da tarde de quinta, 6, mais de 45 mil pessoas estão sem energia elétrica no sul da Flórida.

O Orlando International Airport fechou a partir de 8pm desta quinta e, de acordo com o NHC, a cidade deve sofrer um impacto maior da tempestade. Com isso, os parques temáticos permanecerão fechados nesta sexta, 7.
Segundo o Centro Nacional de Furacões, o olho do furacão Matthew pode tocar o solo em Brevard County nesta sexta, 7, pela manhã, após imagens mostrarem uma aproximação máxima perto de Cabo Canaveral e Melbourne. Um furacão de categoria 4 nunca atingiu Brevard County antes, segundo o Centro.

A tempestade está se dirigindo para noroeste a 13 mph. Um avião da Força Aérea do Hurricane Hunter detectou ventos de 140 mph, enquanto a tempestade avança a cerca de 100 milhas de West Palm Beach.

O presidente Barack Obama assinou uma declaração de emergência para a Flórida na tarde desta quinta-feira, 6, antecipando grandes danos com a aproximação do furacão Matthew.

As agências federais estão agora autorizadas a usar a verba federal para ajudar os governos estaduais e locais a lidar com os danos da tempestade.

A designação de emergência se aplica a 28 municípios ao longo da costa da Flórida, a partir de Monroe, em Florida Keys, até à fronteira da Georgia.

Meteorologistas apontam chances prováveis de o furacão fazer um “ loop” completo, o que faria ele atingir a Flórida pela segunda vez, porém, com intensidade de tempestade tropical entre segunda e terça-feira.

Mais de dois milhões de americanos foram chamados para evacuar Flórida, Geórgia e Carolina do Sul. Desses, 1,5 milhão de moradores da costa leste da Flórida receberam a orientação de deixar o litoral. Mortes O furacão Matthew matou pelo menos 283 pessoas em Les Cayes, no sudoeste do Haiti - a região mais atingida pela tempestade, segundo o coordenador do Ministério do Interior Emmanuel Pierre. As autoridades temem que os números subam ainda mais, uma vez que dezenas de vítimas estariam numa cidade costeira, no sudeste da península, onde as equipes de resgate só conseguiram chegar na noite desta quinta, 6.

Sem energia

A tempestade desligou energia de 4.150 clientes em Broward County, 7.150 em Miami-Dade e 1.000 em Palm Beach, de acordo com a Florida Power & Light. Cerca de 8.020 clientes já tiveram a energia restaurada.

Evacuação

Cerca de 1,5 milhões de moradores da Flórida vivem em zonas de evacuação e o governador Rick Scott insistiu com os restantes a sair imediatamente.