Matthew volta à categoria 4 e sul da Flórida já deve sofrer efeitos nessa tarde

Por Gazeta News

cuf8xoiueaa6z-7

*Atualizado às 1:00pm

O Furacão Matthew voltou à categoria 4 na manhã desta quinta-feira, enquanto se aproxima do sul da Flórida. Segundo o Centro Nacional de Furacões, Matthew pode chegar à Flórida com ventos "extremamente perigosos", com velocidade de 145 mph (230 quilômetros por hora).

As áreas de maiores riscos são o nordeste de Broward County e principalmente o condado de Palm Beach, que na noite de quarta-feira, 5, deu ordem de evacuação a 150 mil pessoas.

Palm Beach County pode esperar ventos com força de furacão a partir de das 9pm, que devem durar até 6am de sexta-feira, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Ventos com intensidade de tempestade tropical são esperados nesta quinta e sexta-feira em todo o sul da Flórida: em Miami-Dade, entre 3pm e 1am; em Broward County, entre 3pm e 3am; e em Palm Beach County entre 3pm e 8am.

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti causou danos catastróficos e deixou pelo menos 108 pessoas mortas, segundo as autoridades haitianas, nessa quinta-feira, 6. "A situação é catastrófica", disse o presidente Jocelerme Privert. O ministro do Interior, Francois Anick Joseph, confirmou o número de mortos. Em conferência de imprensa nessa quinta-feira, as autoridades haitianas disseram que mais de 28.000 casas foram danificadas até agora, mas as avaliações ainda são iniciais. Toda a assistência internacional será coordenada através do governo do Haiti, disseram.

A tempestade estava prevista anteriormente para chegar com ventos  a uma velocidade máxima de 130 mph. No entanto,  conforme se aproxima do sul da Flórida, fotos de satélite mostram que a tempestade se tornou mais organizada, com o ressurgimento de um olho distinto e estreito, o que poderia produzir ventos de 145 mph.

"Neste momento, a principal preocupação para o sul da Flórida continua a ser a ameaça de grandes ventos com força de furacão, em particular em Palm Beach County", disse Pablo Santos, meteorologista responsável pelo Centro Nacional de Furacões. "Nós estamos falando sobre a ameaça generalizada com impactos potencialmente devastadores em toda as partes do condado".

Autoridades de Broward County pedem que motoristas não peguem a estrada a partir da 1pm.  O toque de recolher de condução não é obrigatória, mas não recomenda-se que moradores saiam de casa. Assim como Palm Beach, Miami-Dade e Broward anunciaram uma evacuação voluntária para moradores da praia, de casas móveis (mobile home) e aqueles em áreas baixas.

Delray Beach anunciou um toque de recolher entre as 6pm de quinta-feira e 6am de sexta-feira.

O governador da Flórida, Rick Scott, pediu nesta manhã que os moradores das zonas de evacuação não esperem e saiam imediatamente. “O furacão já matou muitas pessoas e você e sua família podem estar entre estes números, se você não levar isso a sério", disse Scott.

Aeroportos

O Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood está fechado desde às 10:30am desta quinta-feira. Dezenas de voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Miami. Palm Beach Internacional não anunciou cancelamentos, mas disse que os viajantes devem verificar com suas companhias aéreas.

Com informações do Sun Sentinel.