MEC autoriza realização de exame supletivo brasileiro em Miami

Por Gazeta News

O Consulado-Geral do Brasil em Miami informou por meio de nota que o Ministério da Educação através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) autorizou a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - o ENCCEJA - em Miami, em data e local a serem definidos.

O objetivo é oferecer o exame a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil.

As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

O programa

A prova do ENCCEJA fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

Podem se inscrever para o exame os brasileiros residentes no exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Para o exame do nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas, e para o do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no Exterior devem informar obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou do Protocolo de Inscrição no CPF, e o número do passaporte.

Inscrições

O prazo para inscrição e realização da prova será divulgado em breve. A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):http://portal.inep.gov.br/web/encceja/exterior.

Para mais detalhes do exame, acesse http://encceja.inep.gov.br/