Meditação para um novo começo

Por Adriana Tanese Nogueira

meditacao

Eis que termina mais um ano. Vamos fazer uma meditação? Pare tudo por cinco minutos. Sente num lugar tranquilo, relaxe. Se certifique que o celular está desligado e que ninguém poderá interferir em seu espaço energético por cinco minutinhos.

Agora, se imagine entrando num belo jardim. A grama é verde e perfumada, há muitas flores coloridas em volta, o céu está azul e lá, mais para frente, está uma árvore, grande e frondosa. Dirija-se para para ela e se sente sob seus galhos. Olhe para o alto, além das folhas, o céu azul. Observe as nuvens, seu movimento lento, impessoal e suave.

Revisite então o ano que está terminando. O que aconteceu? Muitas coisas com certezas, algumas repetidas, conhecidas, cansativas. Outras novas, diferentes, desafiadoras ou encantadoras. Com os olhos da mente, foque em cada uma delas, sem se deixar levar por sentimentos, tantos de prazer como de dor, somente olhe, preste atenção. Deixe que os eventos falem com você. Em seguida, visualize em suas mentes o novo ano começando: 2017 está aí, em sua frente. O que vê nele? O que gostaria de ver?

Finalmente, foque seus sentimentos, suas pessoas após anos de luta, de busca, de conquistas e sonhos. Quem se tornou? Gosta do que vê? E, agora, projete-se adiante no tempo e permita que sua voz mais profunda se expresse. O que aparece no cenário imaginário de 2017?

Agora só falta você. Você alcançar seus desejos, materializar os projetos, abrir os caminhos. Mas, antes, é preciso fechar as portas de 2016, deixar uma parte da bagagem, arejar a casa interior e abrir espaço para novas coisas aparecerem. Dirigindo seu pensamento para o que deseja, você atrairá o que está neles. Pensando corretamente, você realizará seus sonhos. Enfrentando os inevitáveis desafios do caminho, você ganhará a força e a determinação necessárias para criar o futuro. Tudo é processo, tudo é crescimento. Nos cabe parar para refletir sobre nós, nossa trajetória e o que queremos ser. É como o artista que se afasta um pouco da obra para observá-la e conferir como está indo.

A virada do novo ano é um moderno rito de passagem. Ritos de passagem servem para demarcar uma transição, passa-se de uma condição para a outra, de um estágio da vida para outro. O reveillon é um resquício do que antigamente era parte da vida normal de todas as pessoas, algo muito valorizado e respeitado. É a pausa entre dois tempos, o que dá o ritmo ao passo, a introversão antes do novo ciclo de expansão. A vida é feita de momentos e de passagens, reconhecê-los ajuda a psique a se recompor, a fazer a necessária revisão do antigo para a chegada do novo.

Espansão é a palavra chave da vida. Expandir os conhecimentos, fazer experiências e ampliar a percepção. Do futuro nada podemos saber com certeza. Mas, devemos manter conosco: a certeza de que, qualquer coisa que acontecer, iremos transformar o que for em novos conhecimentos e lições, confiar em nosso taco e manter acesa aquela luz milagrosa chamada consciência.

Um Feliz Ano Novo a todos!