Medo de morrer - O dia da morte importa menos que todos os dias de vida

Por Ivani Manzo

morrer
Nasci com medo de morrer. Passei a vida toda com esse medo e com medo de falhar. Fiz durante toda vida tudo o que diziam ser melhor. Desde cedo comecei a seguir conselhos. Conselhos dados pelos meus pais, avós e amigos. Depois conselhos que foram dados pelos professores, patrões e de repente, seguia os conselhos dados pelas mídias sociais. Conselhos dados por pessoas que tinham como referência o número de seguidores, títulos que podiam ser falsos ou não, pessoas que faziam referência à Deus, só para que minha confiança fosse conquistada. Conselhos dados por programas de TV, com pessoas muito bonitas e felizes, logo deviam estar certas, pois eram bonitas e felizes. A partir daí segui de um lado para outro, uma hora comendo apenas frutas, em outra hora cortando os carboidratos da alimentação. Açúcar nem pensar, mas um docinho até que vai de vez em sempre. Escondidinho, só um monte de docinhos, todos eles ingeridos bem rapidinho para que eu mesma não tivesse consciência do que fazia. Em outros momentos resolvi me assumir, era moderno.

EMPODERAMENTO

O empoderamento estava na moda. Sendo assim, assumi meu corpo e usei isso como licença para comer e beber sem medida. Adoeci. Mas a culpa não era minha, eu apenas me assumi e acabei ficando doente, o que posso ter feito de errado? Mudei de vida, resolvi procurar uma pessoa, famosa, cara, que certamente iria me ajudar porque todos os comentários sobre essa pessoa eram ótimos e, eu achava que ninguém comprava comentários e nem “likes” nas mídias sociais. Podia confiar. O pensamento era “agora vai”. Deixei de comer tudo aquilo que eu gostava e que engordava. Mas, podia comer quantos ovos eu quisesse. Comecei a fazer um super programa de exercícios superpesados. Comprei na internet os exercícios. Acordava super cedo todos os dias e acabei emagrecendo e tendo um corpão de causar inveja. Achava que nunca mais ficaria triste, estava feliz. O tempo foi passando e eu vivendo entre engordar e emagrecer, entre ser feliz e ficar triste com meu corpo. Mas, em nenhum momento eu me perguntei qual corpo eu gostaria de ter, ou qual seria meu potencial.

Qualidades e minhas facilidades

Quais seriam minhas qualidades e minhas facilidades? Passei os dias da minha vida fazendo o que me aconselhavam sem gastar tempo algum em me conhecer e entender o que seria importante para mim. Hoje estou velha, os exercícios e a boa alimentação ainda não fazem parte da minha rotina, mas também, a essa altura da vida não quero mais me preocupar com o que irão achar da minha barriga e dos meus culotes. Não tenho ideia de como o tempo passou tão rápido e eu nem cheguei a me conhecer. Penso hoje que teria sido melhor me cuidar mais do que querer parecer mais. Os dias estão pesados e doloridos, passando mais devagar. Não cuidei e não tenho mais tempo para cuidar, só queria saber por que agora o tempo passa tão devagar.