Uma menina de 10 anos foi diagnosticada com o enterovírus-D68 em Polk County, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Este é o primeiro caso do enterovírus-D68 na Flórida. O recente surto incomum do vírus adoeceu crianças em 43 estados e no Distrito de Columbia e deixou algumas hospitalizadas, de acordo com a “NBC News”.
O vírus pode causar problemas respiratórios que vão dos leves aos mais graves, segundo os Centros para Prevenção e Controle de Doenças (CDCs). As crianças com asma são os mais suscetíveis ao vírus.
O enterovirus-D68 é altamente contagioso e pode se espalhar através de gotículas de tosse ou espirro, ou quando alguém toca uma superfície contaminada, de acordo com o Florida Department Of Health. Funcionários recomendam que pessoas lavem as mãos com frequência e limpem superfícies com substâncias sem álcool, uma vez que foi comprovado que desinfetantes à base de álcool e álcool gel não são efetivos contra este virus.
"A maneira mais eficaz de prevenir o enterovírus é praticar uma boa higiene regularmente, lavando as mãos com frequência", disse a vice-secretária de Saúde, Dra. Celeste Philip, em uma coletiva de imprensa. "Aqueles que tem sintomas de resfriado ou gripe devem ficar em casa em vez de ir à creche, escola ou trabalho e, se possível, permanecerem longe de outros membros da família".