Menino contrai ameba que come o cérebro na Flórida

Por Gazeta News

ameba

Um menino de Fort Myers está lutando por sua vida depois de contrair uma infecção rara que ataca o seu cérebro. “Nós dissemos, ‘Oh, ele só tem um vírus. Ele só tem um desses vírus de 24 horas”, disse Brandon Villarreal, de acordo com o “ Channel 7 News”.

Parentes disseram que Zachary Reyna, de 12 anos, passou o dia 3 de agosto nadando em uma vala junto à sua casa, perto de Fort Myers, e dormiu no dia seguinte inteiro. “Ele dormiu o dia todo, a noite toda, e é aí que a minha mãe notou que havia algo errado”.

Dormir muito não era comum para Zachary, um aluno de sétimo ano ativo e saudável que joga baseball. “Aconteceu muito rapidamente”, disse Villarreal.

Villarreal disse que seu irmão foi levado ao hospital e já foi encaminhado para uma cirurgia no cérebro. Os médicos diagnosticaram o menino com meningoencefalite amebiana primária (PAM).

Especialistas disseram que a infecção é causada por uma ameba encontrada em água morna e parada. Ela ‘viajou’ pelo  nariz de Zachary até o seu cérebro.

Zachary está na UTI do Miami Children’s Hospital. Apenas três pessoas já sobreviveram a esta infecção mortal. Parentes esperam que  Zachary será o quarto. “Ele pode ser o número quatro. Isso é o que estamos esperando, para ele ser o número quatro”, disse Villarreal.

Centros de Controle de Doenças dizem que esta infecção é rara e a ameba é comumente encontrada em água doce e morna (por exemplo, lagos, rios e nascentes de água quente) e do solo. As medidas preventivas são o uso de protetor de ouvido e de nariz ao nadar em águas desse tipo.