Menino de 13 anos é julgado como adulto na Flórida pela morte de irmão de dois anos

Por Gazeta News

jovem prisao - Copy

Um menino de 13 anos, nascido no sul da Flórida, é acusado de matar seu irmão de dois anos e estuprar outro irmão de cinco. Ele está sendo julgado como adulto pela justiça da Flórida e pode ser condenado à prisão perpétua. As informações são da “CBS”.

Cristian Fernandez tem uma vida marcada por violência e negligência. Ele é fruto de um estupro que sua mãe sofreu, dando à luz aos 12 anos. Seu pai, então com 25 anos, foi condenado a 10 anos de liberdade condicional pela agressão.

Quando tinha dois anos, Cristian foi encontrado andando pelas ruas nu e todo sujo às 4 da manhã perto, de um motel onde sua avó, viciada em cocaína, morava. Enquanto isso, sua mãe, então com 14 anos, estava sumida.

O padrasto e um primo de Cristian foram condenados por abusar sexualmente dele quando ele tinha oito anos. Aos 11, o garoto apareceu na escola com os olhos tão danificados que foi enviado ao hospital, onde revelou que o padrasto havia batido nele. O homem se suicidou antes de a polícia chegar ao apartamento, em Hialeah. Depois disso, a família se mudou para Jacksonville e Cristian só tirava boas notas na escola.

Em março de 2011, ele foi deixado sozinho com os irmãos em casa. Cristian bateu na cabeça de seu irmão de dois anos e abusou sexualmente de seu irmão de cinco.

A mãe, Biennela Susana, então com 25 anos, admitiu que abandonara os três filhos sozinhos em casa e que na volta encontrou o filho mais novo inconsciente e que esperou oito horas e meia para levá-lo ao hospital, onde ele morreu. Durante a espera, ela pesquisou no Google, com a palavra “inconsciente” e mandou mensagens de texto a amigos. Ela foi acusada de assistir no homicídio, uma vez que David, o bebê, tinha chances de sobrevivência caso tivesse sido levado mais cedo ao hospital. Ela se declarou culpada em março e poderá pegar até 30 anos de prisão.

Agora, Fernandez está sendo acusado de assassinato e estupro aos 13 anos e é o mais novo prisioneiro esperando por julgamento no condado de Duval. Avaliações psicológicas concluíram que Cristian representa um risco significante de violência.

Julgado como adulto A justiça do estado da Flórida decidiu julgar Cristian como um adulto e, se condenado por homicídio doloso, ele pode ser sentenciado à prisão perpétua. Mas a Corte Suprema do país decidiu, nesse verão, que é inconstitucional que menores de idade cumpram sentenças que durem toda a vida sem condicional.

O caso é um dos mais complexos e difíceis já julgados pela Flórida e seu resultado pode mudar como o estado lida com crimes cometidos por menores de idade. A possível condenação gerou debate entre juristas do estado, que se perguntam se devem levar o histórico do menino em consideração. Alguns alegam que a procuradora do estado, Angela Corey, errou ao decidir julgar Cristian como adulto.

Em outros estados, crianças acusadas de crimes violentos são muitas vezes acusadas ou condenadas como juvenis. Em 2011, um menino do Colorado se declarou culpado por matar seus pais quando tinha 12 anos. Ele foi condenado a uma pena de sete anos em uma instituição juvenil e três anos de liberdade condicional. Um menino da Pensilvânia, acusado de matar a noiva grávida de seu pai quando ele tinha 11 anos, foi enviado para uma instalação juvenil, onde poderá permanecer sob custódia do Estado, até o seu 21º aniversário.