Menos estrangeiros se interessam pela loteria do Green Card

Por Gazeta News

Cerca de 8 milhões de pessoas se inscreveram para a última loteria do Green Card, em comparação com o recorde de 15 milhões no ano passado, informou o Departamento de Estado.

Esse número pode cair ainda mais nos próximos anos, porque o Senado americano aprovou recentemente a cobrança de uma taxa para participar do sorteio eletrônico, que passa a valer na loteria do ano que vem.

Uma porta-voz do Departamento de Estado atribuiu a queda no número de inscritos deste ano ao fato de que os bengalis – há muitos anos o grupo mais numeroso de inscritos – não puderam participar. Bangladesh, no sul da Ásia, não é mais considerado um país que tem pouca imigração para os EUA.

A loteria do visto de diversidade é um programa que oferece um caminho acelerado para a residência permanente nos EUA para 50.000 pessoas por ano, selecionadas aleatoriamente pelo governo americano de acordo com uma lista de países que enviam poucos imigrantes aos EUA.

Uma falha de computador este ano forçou o governo a refazer a loteria de 2010, depois que 22.000 pessoas foram notificadas incorretamente que tinham ganhado o Green Card.

Durante o mês de inscrição, no quarto trimestre, a loteria do Green Card gera um frenesi em países da África, fonte da maioria das inscrições atualmente.

O senador democrata Charles Schumer conseguiu aprovar no Senado um projeto de lei para estender benefícios federais a refugiados com deficiência física que vivem nos EUA. A lei incluiu uma nova taxa de US$ 30 para participar da loteria de visto de diversidade.

A Câmara também deve aprovar o projeto de lei.

Um porta-voz de Schumer disse que a taxa ajudará a compensar o custo do programa e portanto não aumentará o deficit orçamentário dos EUA.

O Escritório Orçamentário do Congresso calculou que custaria cerca de US$ 36 milhões para fornecer uma extensão de um ano na gratuidade do programa para refugiados.

Os resultados do sorteio de visto de diversidade deste ano serão anunciados em maio.