Mercado de transferências no mundo movimenta R$ 10,4 bilhões em 2013

Por Gazeta News

neymar mercado

Se há pouco tempo os clubes brasileiros passaram a investir mais nas contratações de grandes jogadores, e também a segurar algumas jovens revelações por mais tempo, na última janela de transferências, já fechada, o “desfalque” foi grande dentro de campo. Jogadores como Neymar, Paulinho, Bernard e Wellington Nem partiram rumo ao Velho Continente. Ao mesmo tempo, o Brasil é o país que mais lucrou nesta janela: 185 milhões de euros, o equivalente a R$ 600 milhões. Em segundo lugar aparece a Holanda, com 111 milhões de euros.

Levando em conta os números das receitas dos clubes com a venda de jogadores, o Brasil aparece na quinta posição, atrás apenas de Espanha, Itália, Rússia e Inglaterra. Segundo o professor de Negócios Internacionais e Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Ferraciolli, ficou mais difícil para os clubes brasileiros resistirem às propostas milionárias, em função do enfraquecimento do real diante das principais moedas estrangeiras.

Mas esse cenário pode mudar em julho de 2014, quando entrará em vigor a Lei do Fair Play Financeiro na Europa. Os clubes não poderão gastar mais do que arrecadaram na temporada anterior, o que deve obrigar a redução dos valores das transferências. Ao mesmo tempo, há o risco de se criarem brechas para não haver de fato a limitação.

Ao mesmo tempo, o caminho da Europa para o Brasil também ficará mais difícil. A chegada de nomes como Seedorf, jogador do Botafogo, e Forlán, do Internacional, deve ser cada vez mais rara.

As informações são do “PCF Internacional”.