Mexicanos seqüestram americanos na fronteira

Por Gazeta Admininstrator

A empresária norte-americana Veronica saía de seu carro na Califórnia, em janeiro, quando ela e a filha adolescente foram abordadas por dois homens armados e levadas para o México. Ali passaram um mês, até que a família pagasse um resgate de $100 mil.

As duas reféns cruzaram a fronteira porque a vigilância no lado mexicano da fronteira em San Diego é falha, e no lado norte-americano os agentes estão mais preocupados com quem entra.

- Recebemos uma luz verde automática para passar pela alfândega mexicana, e então fomos vendadas e levadas para uma casa em Tijuana. Eles seguravam uma pistola na minha barriga o tempo todo em que estávamos no carro - contou ela.

Efeito colateral da guerra mexicana às drogas, os cartéis de Tijuana passaram a se financiar em parte com o seqüestro de cidadãos dos EUA no sul da Califórnia, levando-os para cativeiros mexicanos, segundo autoridades de ambos os países.

Segundo fontes mexicanas de inteligência, Veronica é uma dos cerca de 30 norte-americanos sequestrados no sul da Califórnia e levados para Tijuana desde novembro. Muitas das vítimas têm origem hispânica e dupla nacionalidade.

O FBI em San Diego disse estar investigando 16 casos desses entre outubro de 2007 e maio. Muitos mexicanos ricos que fugiram da violência em Tijuana vivem em condomínios sofisticados de San Diego.

A situação é ainda pior no outro lado da fronteira.Mais de 200 pessoas já foram sequestradas, neste ano, no estado mexicano da Baixa Califórnia, segundo uma entidade de apoio a vítimas.

A opinião pública do país está chocada, atualmente com a morte de um menino seqüestrado, de 14 anos, filho de um empresário rico da Cidade do México.

Texas e Califórnia
Em junho, o FBI prendeu o líder de uma quadrilha de seqüestros e narcotráfico em San Diego. Empresas que prestam consultoria e proteção contra seqüestros nessa cidade da Califórnia admitem que seus negócios estão crescendo. De acordo com o FBI, há também casos de norte-americanos sequestrados no Texas e levados para cativeiros no México.
Autoridades mexicanas dizem que o cartel Arellano Félix, que funciona em Tijuana, passou a sequestrar mais depois de ter vários de seus líderes presos e de perder espaço