México garante a classificação para a Copa do Mundo

Por Gazeta Admininstrator

Com uma vitória por 5 a 0 sobre o Panamá, na noite desta quarta-feira, o México se tornou o décimo país classificado para a Copa do Mundo de 2006. Com 19 pontos, a seleção asteca garantiu uma das três vagas diretas da Concacaf ao Mundial da Alemanha.

Os Estados Unidos, que já estavam classificados, empataram com a Guatemala em 0 a 0 e agora dividem com os mexicanos a liderança do hexagonal final das Eliminatórias da América do Norte e do Caribe.

Jogando em casa contra o último colocado do grupo, o México não teve dificuldade para garantir sua vaga. Luis Perez abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Rafael Marquez, Jared Borgetti, Francisco Fonseca e Pavel Pardo construíram a goleada. A seleção mexicana irá pela 13ª vez à Copa do Mundo. Suas melhores participações foram em 1970 e 1986, quando o país chegou às quartas-de-final nos dois Mundiais que sediou.

Também jogando em casa, a Costa Rica derrotou Trinidad e Tobago por 2 a 0, gols de Saborio e Centeno, e ficou a um passo da Copa. Em terceiro lugar, com 13 pontos, os costarriquenhos abriram cinco de vantagem sobre a Guatemala e seis sobre Trinidad e Tobago. O Panamá tem apenas dois pontos e não tem mais chance de ir à Copa.

Na penúltima rodada do hexagonal, dia oito de outubro, a Costa Rica garantirá sua vaga se vencer os Estados Unidos em casa. Mas a seleção poderá se classificar até perdendo, desde que a Guatemala não vença o México e que Trinidad e Tobago não passe pelo Panamá.

Além das três vagas diretas para a Copa do Mundo, a Concacaf classifica o quarto colocado para uma repescagem contra um representante da Ásia, que será o Bahrein ou o Uzbequistão.

Além da Alemanha, país sede, e dos dois representantes da Concacaf já conhecidos, estão classificados para o Mundial Brasil, Argentina, Ucrânia, Japão, Irã, Arábia Saudita e Coréia do Sul.