México pode voltar a exigir visto de entrada para brasileiros

Por Gazeta Admininstrator

O México analisa a possibilidade de voltar a exigir vistos dos brasileiros, mas a decisão ainda não está oficialmente tomada. Antes de se definir pelo visto, o governo mexicano ainda tenta, junto com o governo brasileiro, adotar outras formas de tentar impedir a ida de viajantes ao País com o único intuito de tentar a travessia ilegal para os Estados Unidos.

De acordo com a embaixadora do México no Brasil, Cecília Soto, as autoridades de imigração de seu País pediram ao Ministério das Relações Exteriores mexicano que começasse a estudar a volta dos vistos - suspensos em 2004 - como forma de conter a ida de brasileiros com o objetivo de fazer a travessia. "Hoje os brasileiros já representam 50% das pessoas que tentam ou cruzam a fronteira para os Estados Unidos. Esses viajantes podem ser vítimas das máfias que controlam essa negócio. É um problema de direitos humanos", afirmou a embaixadora.

Mas, a decisão formal de exigir o visto ainda não estaria tomada. Cecília Soto informa que o governo mexicano está trabalhando com o governo brasileiro para tentar coibir a imigração ilegal. Uma das ações reuniria a Polícia Federal brasileira e a polícia de imigração mexicana para investigar redes de imigração ilegais. Uma reunião entre as duas polícias já foi feita em março.

"A volta do visto dificulta a vida dos turistas regulares e também dos homens de negócios. Por isso estamos procurando outras vias", disse a embaixadora. Monitorar o trabalho de agências que enviam muitas pessoas para o México - especialmente em Minas Gerais e Goiás, Estados de onde sai a maior parte dos imigrantes - e fazer campanhas de esclarecimento sobre a realidade e os perigos da travessia seriam algumas das ações possíveis.

De acordo com Cecília, os grupos interessados em mandar brasileiros para o México chegam a espalhar histórias, como a de que o México daria incentivos financeiros para os que tentassem cruzar a fronteira. Vem crescendo rapidamente o número de brasileiros que tenta chegar aos Estados Unidos pelo México. Só este ano já foram presos 4.802 pessoas. Uma média de 160 por dia, quando no ano passado a média era de 15 por dia.