México poderá voltar a pedir visto a brasileiros

Por Gazeta Admininstrator

O México deverá requerer novamente o visto de entrada para brasileiros, com o intuito de conter o fluxo de imigrantes que utilizam o país como via para entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Segundo o Departamento de Imigração, o governo mexicano está reconsiderando a medida de não pedir mais vistos a brasileiros, instalada há cinco anos.

Procurado pela Folha Online, o Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que só comentará o assunto quando a decisão se tornar oficial. O Serviço Nacional de Imigração mexicano fez o contato com autoridades brasileiras na semana passada, informando da possibilidade da exigência do visto.

A passagem de brasileiros pela fronteira entre México e EUA aumentou significativamente desde que a dispensa do visto entrou em vigor fazendo com que o Brasil representasse o maior crescimento de imigrantes ilegais em território norte-americano.

O EUA detiveram 28.300 imigrantes brasileiros ilegais desde outubro de 2004, o triplo se comparado ao período anterior. De acordo com John Bailey, professor da Universidade de Georgetown em Washington, "[o pedido de visto] poderia reduzir a imigração porque tornaria mais difícil a ida dos brasileiros, mas não seria o fim do problema".

Entre os países que mais ultrapassam ilegalmente a fronteira entre México e EUA, o Brasil Brasil só perde de Honduras e de El Salvador.

No mês passado, uma mulher de 37 anos que tentou encontrar com seus dois filhos para encontrar o marido nos EUA foi encontrada morta na cidade de Nuevo Laredo. Outros três brasileiros morreram na fronteira neste ano e outros quatro em 2004.

O crescimento da detenção de brasileiros também pode refletir uma política mais dura das leis de imigração após os atentados de 11 de setembro de 2001.