México reafirma que não pagará por muro na fronteira

Por Gazeta News

9205246898_c762e5bc87_z
[caption id="attachment_135986" align="alignleft" width="300"] Peña Nieto disse que México não pagará por muro. Foto: FlickR[/caption]

A polêmica construção de um muro na fronteira entre México e EUA promete ainda dar muito pano para manga. Depois da assinatura de Donald Trump do decreto autorizando a obra, foi vez do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, entrar em cena. Ele reafirmou que seu país não pagará pelo muro que o norte-americano ordenou que seja levantado entre as duas nações.

Em mensagem divulgada em rede nacional logo após Trump assinar o decreto, ainda na tarde desta quarta-feira, 25, Peña Nieto exigiu "respeito" dos EUA com o México. "Lamento a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que, em vez de nos unir, divide", afirmou o mexicano, criticando o presidente norte-americano. "O México não acredita em muros, disse isso mais de uma vez. O México não pagará por nenhum muro", rebateu.

Boatos na imprensa mexicana dizem de que Peña Nieto pensa até em cancelar uma viagem oficial que tem agendada para terça-feira (31) aos Estados Unidos. Durante toda a campanha eleitoral, Trump prometeu construir um muro na fronteira com o México e endurecer as leis imigratórias nos EUA.

Segundo analistas, o muro - que teria 3.200 quilômetros (km) de extensão, sendo que 1.046 km seriam cobertos por cercas. A barreira passaria por Matamoros, Ciudad Juarez, El Paso e Tijuana - tem custo estimado em US$ 12 bilhões.