Miami anuncia caso de dengue adquirido localmente

Por Gazeta News

mosquitoes-dengu

Oficiais de saúde informaram o primeiro caso de dengue adquirida localmente no condado de Miami-Dade este ano. A paciente é uma mulher com mais de 60 anos, que pegou uma febre no início de setembro. Testes de laboratórios confirmaram que ela estava infetada com dengue. As informações são do Miami Herald.

Como a mulher não tem um histórico de viagem recente, oficiais de saúde confirmaram que ela foi picada por um mosquito carregando a doença no condado de Miami-Dade.

De acordo com Dr Alvaro Mejia-Echeverry, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. “Esta espécie específica está presente em nossa comunidade. A doença não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, mas precisamos que a comunidade tome medidas para evitar ser picada por mosquitos".

Oficiais de saúde estão dizendo que “drenar e cobrir” é a melhor maneira de evitar um surto mais grave. Em 2010 e 2011, vários casos locais surgiram no condado.

A estratégia de “drenar” tem como objetivo eliminar a água parada onde os mosquitos se criam. Moradores do sul da Flórida devem verificar seus quintais para que não tenha focos para o mosquito, como pneus velhos, lonas, tigelas de água e calhas. Até mesmo pequenas quantidades de água poderiam acolher os ovos do mosquito.

A parte da operação de "cobertura" refere-se à casa e pele. As pessoas devem instalar telas nas janelas e portas para manter os mosquitos fora de casa. Para se proteger de picadas, usar calças compridas e mangas ou repelente sobre a pele exposta.

Não foi confirmado o local onde a vítima mora, mas o médico disse que o departamento de Controle de Mosquitos foi à sua casa e exterminou os insetos da área.

Cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas pela dengue no mundo a cada ano, especialmente na Ásia, América Latina e partes da África, de acordo com os Centros de Controle de Doenças. Não há vacina ou medicamento específico para tratar a infecção.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e ossos, erupção cutânea e hemorragia leve ou hematomas. Como os sintomas são semelhantes aos da gripe, especialistas dizem que a grande maioria dos casos não é notificada. Apenas cerca de 1% dos casos desenvolvem complicações que podem ser fatais, especialmente para crianças e idosos.

De acordo com os médicos, a mulher infectada está se recuperando bem.

Em 2009, a dengue atingiu Key West para a primeira vez em 73 anos, infectando 27 pessoas. Houve 66 casos em 2011.