Miami-Dade deixa de ser cidade-santuário

Por Gazeta News

Miami-Dade deixou de ser considerada uma cidade-santuário neste dia 26 de janeiro. A decisão foi oficializada pelo prefeito, Carlos Gimenez, que assinou um memorando desfazendo o status do condado como um santuário de imigrantes.

A medida foi tomada um dia depois que o presidente Donald Trump anunciou o corte de verbas federais para as chamadas "cidades-santuário", como era o caso de Miami-Dade.

Os fundos federais serão abolidos para cidades que se recusem a fornecer informações às autoridades federais sobre o status de imigração de pessoas detidas nessas localidades, entre as quais estão Chicago, Nova York e Los Angeles.

"Miami-Dade County cumpre com a lei federal e pretende cooperar plenamente com o governo federal", disse o prefeito Gimenez. "Eu vou fazer parceria com o Board of County Commissioners para abordar todas as questões necessárias para alcançar este fim".

Gimenez ordenou que as cadeias do condado atendam aos pedidos federais de detenção de imigrantes indocumentados. No passado, o condado havia se recusado a prender indefinidamente detentos que estão no país ilegalmente porque o governo não reembolsa totalmente o condado pela despesa.

A atitude do prefeito foi elogiada por Trump em seu Twitter.

Com informações da CBS Miami.