Miami-Dade e Broward vão manter proteções para estudantes transexuais nas escolas

Por Gazeta News

image
[caption id="attachment_138284" align="alignleft" width="300"] Alberto Carvalho, diretor do distrito de Miami-Dade. Foto: reprodução Twitter.[/caption]

Os distritos escolares de Miami-Dade e Broward planejam manter as atuais proteções para estudantes transexuais, apesar da mudança na política federal anunciada na semana passada.

O presidente Donald Trump determinou o fim às proteções federais que permitiam a estudantes transexuais usar banheiros da escola e vestiários com base em sua identidade de gênero.

No sul da Flórida, entretanto, os administradores escolares dizem que os estudantes LGBT não precisam se preocupar. Alunos transgêneros em Miami-Dade e Broward ainda estão protegidos pelas políticas anti-discriminação dos distritos, que foram postas em prática antes que mesmo da administração Obama emitir sua diretriz no ano passado.

"Não vamos permitir que nenhum de nossos alunos seja empurrado de volta para o canto escuro do medo, intimidação ou discriminação", disse o superintendente do distrito de Miami-Dade, Alberto Carvalho, em uma rede social.

O distrito escolar de Miami-Dade vai se reunir com alunos transgêneros, seus pais, conselheiros escolares e administradores para determinar a melhor opção em cada caso individual para uso de banheiro e outras questões.

"Nossas escolas têm acomodado os alunos caso a caso por muitos anos, então é improvável que qualquer tipo de impacto seja experimentado a partir de qualquer mudança anunciada no nível federal", disse a porta-voz do distrito de Miami-Dade, Daisy Gonzalez-Diego.

O distrito escolar de Broward também permite que os estudantes transgêneros usem os banheiros e vestiários que correspondam à sua identidade de gênero e direciona as escolas a fazer outras acomodações, uma política que planejam manter.

"Temos uma obrigação moral e a responsabilidade de proteger todos os alunos de discriminação, intimidação e assédio", frisou o superintendente de Broward, Robert Runcie, durante uma coletiva de imprensa na tarde da última quinta-feira.

"A orientação final para Broward County é que vamos continuar a respeitar, valorizar e apoiar as necessidades de nossos alunos diversos", resumiu.

Com informações do Miami Herald.