Miami-Dade passa resolução que apoia as Ações Executivas de imigração

Por Gazeta News

dapa daca

O maior condado da Flórida é o primeiro a passar esta resolução, seguido pelas cidades de Norte Miami, Tampa e Kissimmee.

O condado de Miami-Dade passou uma resolução em favor da Ação Executiva de imigração anunciada pelo presidente Barack Obama em novembro do ano passado.

O programa conhecido como DAPA (Deferred Action for Parental Accountability), que temporariamente pararia a deportação de pais de residentes e cidadãos americanos, estava marcado para ser iniciado no dia 20 de maio, e a expansão do programa conhecido como DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), feito para proteger imigrantes que foram trazidos para os Estados Unidos ainda muito jovens, deveria ter começado em fevereiro deste ano. O programa poderia beneficiar 253 mil pessoas na Flórida, das quais 55 mil vivem no condado de Miami-Dade.

No dia 19 de maio, Jean Monestime, presidente da Comissão do Condado, pediu que o advogado do condado esboçasse uma resolução, depois que uma delegação de famílias de imigrantes apresentaram o seu pedido.

O condado é o primeiro condado a passar esse tipo de resolução embora não seja o primeiro governo local a demonstrar publicamente o seu apoio aos imigrantes. Em abril, as cidades de Norte Miami e Tampa assinaram um Amicus Brief, que demonstra o apoio ao alívio administrativo a milhões de imigrantes. Depois disso, a cidade de Kissimmee passou uma resolução parecida.

O Florida Immigrant Coalition e seus membros afirmaram que continuarão se esforçando para convidar residentes a entrar em contato com seus oficiais eleitos locais para pedir que também apoiem a causa dos imigrantes. A organização em prol dos imigrantes pressionar para que a procuradora-geral da Flórida, Pam Bondi retire o estado da lista dos que processam o governo Obama, contra as Ordens Executivas.