O Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) dará início, em 2008, a um programa-piloto que criará centros unificados de atendimento para solicitação de cidadania no Sul da Flórida.
Atualmente, os imigrantes já podem completar o progresso de coleta de digitais em escritórios satélites.
Mas os novos centros unificados computadorizados – três em Miami-Dade e um em Broward – permitirão que todo o processo de solicitação de cidadania seja feito nos centros, informou o diretor de Serviços de Cidadania e Imigração, Emilio Gonzales.
Gonzales espera que os três novos escritórios também colaborem na implantação de uma nova percepção do governo federal por parte dos novos cidadãos.
- Para a vasta maioria da população imigrante nos EUA, o primeiro contato com o governo norte-americano se dá através dos serviços de Imigração. Eu não quero que o primeiro contato deles com o governo seja em um local onde não se sintam confortáveis – disse Gonzales.
Entre setembro de 2005 e setembro de 2006, mais de 97 mil imigrantes tornaram-se cidadãos na Flórida. Caso o programa-piloto seja bem sucedido, será expandido para Los Angeles e outras grandes metrópoles com grande número de imigrantes.
Outono
Os novos escritórios devem ser abertos no outono de 2008, marcando a primeira grande melhoria no serviço de Imigração desde 2004, quando foi implantado um sistema de agendamento via internet, que acabou com as longas filas do lado de fora da sede do departamento. O serviço também abriu, recentemente, um centro em Williamsburg, Kentucky, para sediar e gerenciar o crescente número de registros de digitais da agência.

