Miami é o pior lugar do país para dirigir

Por Gazeta Admininstrator

Os motoristas de Miami não respeitam os limites de velocidade, dirigem colados no carro da frente, e fazem ultrapassagens perigosas. Por esses e por outros motivos, Miami foi considerada por pesquisa realizada pelo clube de automobilista AutoVantage como a pior cidade do país para dirigir.

A empresa é voltada para o oferecimento de serviços de viagem e assistência nas estradas para seus sócios. A empresa não divulgou muitos detalhes sobre o que supostamente motivaria os maus hábitos dos motoristas de Miami, mas na avaliação de alguns residentes da cidade, o alto número de imigrantes da América Latina - onde as leis de trânsito não são respeitadas da mesma forma que nos EUA – seriam um dos principais motivos do resultado.

De acordo com dados do censo, a Flórida recebe uma média de mil imigrantes por semana, a maioria da América Latina.

A emprea também citou as cidades de Phoenix, New York, Los Angeles e Boston, entre as cidades com motoristas com piores costumes no país.

Em oposição, Minneapolis, Nashville, San Luis, Seattle e Atlanta são as cinco cidades com os motoristas mais amáveis, aqueles que não mudam de faixa sem colocar a seta antecipadamente, e que não insultam os outros motoristas que cometem algum erro de trânsito.

O estudo foi realizado entre 2 mil pessoas que dirigem por pelo menos 20 minutos durante o dia, em algumas das principais 20 áreas metropolitanas do país. A consulta foi feita através de chamadas telefônicas entre janeiro e março, realizadas pela empresa Prince Market Research, que estima uma margem de erro de 2% para os resultados.

Os motoristas agressivos pelo menos reconhecem que a causa dos maus hábitos ao volante são eles mesmos. Quase todos reconheceram que ao dirigir também falam ao telefone, e 65% admitiram que “ocasionalmente” dirigem acima do limite de velocidade.

Os motoristas mais jovens e as pessoas que têm que dirigir por trajetos mais longos para ir trabalhar, admitiram que são mais propensos a reagir agressivamente contra um motorista que faça algo que os incomode. A lista de reações agressivas incluiu desde tocas a buzina até fazer gestos obcenos.

Entre os motoristas agressivos e de maus hábitos, não houve maior diferença entre homens e mulheres. “As reações humanas agressivas estão altamente relacionadas com os acidentes em todos os níveis. A direção agressiva é uma conduta que cada vez mais se expande”, disse Elly Martin, porta-voz da Adminsitração Nacional de Segurança nas Rodovias.

Entre as sugestões para evitar a violência no trânsito, os especialistas apontam como mais eficiente a atitude de manter a calma e não fazer contato visual com qualquer motorista que mostre os mesmos sintomas de agressividade.